Stephen Oswald

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stephen Oswald

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 30 de Junho de 1951 (63 anos)
Seattle, Estados Unidos
Patente militar contra-almirante
Tempo no espaço 33d 22h 30m
Missões STS-42, STS-56, STS-67
Insígnia
da missão
Sts-42-patch.pngSts-56-patch.pngSts-67-patch.png

Stephen Scot Oswald (Seattle, 30 de junho de 1951) é um ex-astronauta norte-americano. Um veterano de três missões nos ônibus espaciais, foi contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos condecorado com a Legion of Merit e também exerceu o cargo de administrador das Operações Espaciais da NASA.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formou-se em engenharia aeroespacial na Academia Naval dos Estados Unidos em 1973 e foi qualificado como aviador naval em 1974, servindo a bordo do porta-aviões USS Midway entre 1975 e 1977. Em 1978, após o curso de piloto de testes na Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos, em Maryland, continuou na escola fazendo testes de propulsão de jatos, desempenho e aerodinâmica em caças F/A-18 Hornet, até passar para a atividade civil de piloto de testes da Westinghouse.

Em 1984 ele juntou-se à NASA como engenheiro aeroespacial e piloto instrutor, qualificando-se como candidato ao quadro de astronautas em junho de 1985. Depois de concluído o curso, Oswald exerceu as funções de representante das tripulações de voo no Kennedy Space Center e CAPCOM no Controle de Missão durante missões dos ônibus espaciais.

Como piloto, ele foi ao espaço três vezes. A primeira em janeiro de 1992, na STS-42 Discovery e a segunda na STS-56 Discovery, em abril de 1993. Em março de 1995, Oswald foi o comandante da STS-67 Endeavour, que então quebrou o recorde de permanência no espaço para uma missão do ônibus espacial, um total de dezessete dias. Após esta última missão ele foi transferido para o quartel-general da NASA em Washington D.C., onde atuou como co-administrador de Operações Espaciais da agência.

Retirou-se da NASA em 2000, após dezesseis anos de serviços como astronauta, engenheiro e executivo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]