Stephen Quake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stephen Quake
Stephen Quake
Nascimento 1969
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação biofísico, acadêmico, professor universitário, físico, bioengenheiro
Prêmios
  • Marshall Scholarship
  • Prêmio Lemelson–MIT (2012)
  • Prêmio Gabbay (2015)
  • Membro da Sociedade Americana de Física
  • Raymond and Beverly Sackler Prize in Convergence Research (For his innovative technological advances in microfluidics and genomics that made possible new non-invasive diagnostic procedures to detect at the single cell and single molecule levels a variety of disease conditions, such as brain tumors and the rejection of transplanted organs, as well as the prenatal diagnosis of genetic diseases, 2016)
  • Prémio Max Delbrück (2016)
  • National Institutes of Health Director's Pioneer Award (2004)
  • Sackler Prize for Biophysics (2011)
  • LeRoy Apker Award (1991)
  • Packard Fellowship for Science and Engineering (1999)
  • honorary doctor of ETH Zürich (2020)
  • Clarivate Citation Laureates (física, "for contributions to the physics of fluid phenomena on the nanoliter scale.", 2022)
Empregador(a) Universidade Stanford, Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade de Oxford
Página oficial
https://profiles.stanford.edu/stephen-quake

Stephen Quake (n. 1969) é um cientista, inventor e empresário norte-americano. Licenciado em Física e mestre em Matemática em Stanford em 1991 e doutorado em Física pela Universidade de Oxford em 1994 como Académico Marshall.[1] A sua investigação incidiu sobre mecânica estatística e os efeitos dos nós nos polímeros. Fez o seu trabalho de pós-doutoramento em Stanford em biofísica de molécula única com Steven Chu. Quake ingressou na faculdade do Instituto de Tecnologia da Califórnia aos 26 anos, onde subiu nas fileiras e acabou por ser nomeado Professor de Física Aplicada e Física na cátedra Thomas e Doris Everhart. Mudou-se para a Universidade de Stanford em 2005 para ajudar a lançar um novo departamento de Bioengenharia, onde é agora o Professor de Bioengenharia e Física Aplicada da cátedra Lee Otterson. De 2006 a 2016 foi investigador do Instituto Médico Howard Hughes.

Quake foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia em 2013 por conquistas na análise unicelular e integração em larga escala de dispositivos microfluidos. Foi também eleito para a Academia Nacional das Ciências, o Instituto de Medicina, a Sociedade Física Americana, o Instituto Americano de Engenharia Médica e Biológica e a Academia Americana de Artes e Ciências. É o galardoado com inúmeros prémios internacionais, incluindo o Prémio Human Frontiers of Science Nakasone, o Prémio Jacob Heskel Gabbay (2015), o Prémio MIT-Lemelson para a Inovação,[1] o Prémio Internacional Raymond e Beverly Sackler em Biofísica, o Prémio Pioneiro do Diretor da NIH, o Prémio Promega Biotechnology da Sociedade Americana de Microbiologia e o Pioneiro da Miniaturização da Royal Society of Chemistry Publishing. Fundou ou cofundou várias empresas, incluindo a Fluidigm, a Helicos Biosciences, a Verinata Health, a Quanticel Pharmaceuticals, a Moleculo, a Cellular Research e a Immumetrix. Desde outubro de 2016, lidera como co-presidente da Biohub.

É conhecido pelas suas novas abordagens à medição biológica. Contribuiu para o campo dos microfluidos, incluindo a invenção da integração microfluida em larga escala, e desenvolveu aplicações de microfluidos à biologia estrutural, descoberta de drogas e medições de afinidade molecular. Quake também fez contribuições para o campo da genómica, incluindo a sequenciação de ADN de uma única molécula, técnicas para realizar a expressão de genes de células únicas e sequenciação do genoma, o desenvolvimento de diagnósticos pré-natais não invasivos para substituir a amniocentese, a sequenciação do genoma pré-natal, testes não invasivos para a rejeição do transplante cardíaco, e o desenvolvimento de abordagens para sequenciação e análise do sistema imunitário de um indivíduo. O seu genoma foi alvo de anotação clínica por uma grande equipa do Hospital de Stanford. Quake também é conhecido como um ex-conselheiro académico de He Jiankui, o controverso cientista que esteve envolvido, supostamente, com os primeiros bebés editados por genes.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Bulluck, Pam (14 de abril de 2019). «Gene-Edited Babies: What a Chinese Scientist Told an American Mentor». The New York Times. Consultado em 14 de abril de 2019