Sterculioideae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSterculioideae
Hildegardia cubensis

Hildegardia cubensis
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Subfamília: Sterculioideae
Géneros
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Sterculioideae

A sub-família Sterculioideae pertence à família Malvaceae, segundo o APG; pela classificação de Cronquist é uma família, Sterculiaceae. É uma subfamília difundida nos trópicos do mundo, sobretudo na América e África, com cerca de 12 gêneros e 400 espécies.

É uma família importante economicamente devido a 2 espécies, cultivadas em vários países tropicais: A cola (Cola acuminata), da qual as sementes são usadas na feitura de uma bebida homônima, usada como base para refrigerantes. Há outras espécies de menor valor como fonte de alimento, como o chichá, ou xixá (Sterculia chicha), que produz pequenas sementes negras que, tostadas, são saborosas e nutritivas, embora esta espécie seja cultivada mais pelas suas qualidades ornamentais.

Há ainda várias espécies ornamentais entre árvores e arbustos, com floração abundante e colorida, algumas vezes aromática (outras vezes, com flores de odor desagradável, como o próprio chichá).

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Malvales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.