Subdivisões do Peru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Peru está dividido em 25 regiões e a província de Lima (dados de 2009). As 25 regiões estão divididas em 194 províncias. As 195 províncias (incluindo a província de Lima), por sua vez, estão subdivididas 1.833 distritos.

A província de Lima, localizada na costa central do país, é a única que não pertence a nenhuma região. A cidade de Lima, capital do país, está localizada nesta província.

A região de Callao, onde se localiza a cidade de Callao, possui uma única província, a província constitucional de Callao.

Lista das 25 regiões e suas respectivas capitais:

História[editar | editar código-fonte]

Em 18 de novembro de 2002 foi promulgada a "Lei orgânica de governos regionais", publicada no diário oficial peruano no dia seguinte. Em virtude desta norma, se criou no país as "regiões do Peru", sobre o território dos antigos departamentos, porém, com a previsão de fusões de modo a englobar territórios de distintos departamentos em uma única região. Em outubro de 2005 aconteceu o primeiro referendo para a fusão de regiões. Todas as iniciativas foram rechaçadas pela população. Atualmente, o termo "departamento" e o termo "região" fazem alusão a um mesmo território, por este motivo, muitas pessoas ainda utilizam o termo "departamentos" quando se referem as atuais regiões do Peru. A própria estrutura estatal segue considerando os departamentos como regiões base da organização territorial. (dados de 2009)

O Peru estava dividido em 24 departamentos até a criação das novas regiões em 2002. As regiões correspondem aos antigos departamentos, com duas exceções: Callao e Lima. Antes da mudança de 2002, a província de Lima (que é basicamente a cidade de Lima) fazia parte do departamento de Lima e a cidade de Callao possuia o estatuto especial de "província constitucional". Após a aprovação da lei de regionalização, a região de Callao foi criada a partir da antiga província constitucional e a província de Lima separada do departamento de Lima, que por sua vez se tornou a nova região de Lima.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]