Piura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Piura é uma cidade do norte do Peru, capital do departamento de Piura e da província de Piura. Tem cerca de 325 mil habitantes.

Foi aqui que o conquistador espanhol Francisco Pizarro fundou a terceira cidade espanhola na América do Sul, a primeira cidade no Peru. San Miguel de Piura, em Julho de 1532. Piura declarou sua independência em 4 de Janeiro de 1821.

História[editar | editar código-fonte]

Como a maioria do norte do Peru, o território de Piura tem sido habitada por seu grupo autóctone de nativos que chamavam Tallanes e Yungas. Estes viveram sem uma organização ou um líder único para governar até a cultura Muchik finalmente tomou o controle, e a mistura destes evoluiu para a cultura Vicus. Séculos mais tarde, Piura caiu sob o domínio de Tupac Inca Yupanqui durante pelo menos 40 anos, e antes da chegada dos espanhóis.

Com a chegada dos espanhóis, em 1532, as culturas atuais mestiças e crioulas de Piura nasceram. Esta cultura mestiça inclui influências de Extremadura Espanhola e Andaluzia, influência Africano devido à chegada de escravos de Madagascar (escravos Malgache), os coolies chineses que migraram do Cantão para trabalhar os campos de arroz e substituir os escravos, e também ciganos Roma, que vieram como piratas à procura de pérolas ou incógnitos como cavaleiros espanhóis.

Oa espanhóis chamaram a cidade a partir da palavra Quechuan, pirhua, o que significa abundância. Hoje em dia, Piura é conhecido como o "Ciudad del eterno calor" que significa "A cidade do calor eterno", porque é quente o ano todo.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Peru é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.