Madre de Deus (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Madre de Dios (região))
Região de Madre de Dios

Localização da região de Madre de Dios no Peru
Dados
Presidente Luis Hidalgo Okimura
(2019–2022)
Capital Puerto Maldonado
Área 85 300,54 km²
População 141 070 hab. (2017)
Densidade 1,7 hab./km²
Subdivisões 3 províncias e 11 distritos
ponto + baixo 183 m (Puerto Maldonado)
ponto + alto 500 m (Nascente do Rio Manu)
Código telefónico 82
Taxa de pobreza 36.7%
PIB 0.37%
Website www.regionmadrededios.gob.pe

Madre de Dios é uma das 25 regiões do Peru. Localizado no sudeste do país. Criado em 26 de dezembro de 1912, sua capital é Puerto Maldonado. É limitado ao norte pelo departamento de Ucayali e pelo Brasil, a leste também com o Brasil e a Bolivia; a oeste com Cusco, e ao sul com Cusco e Puno. A capital se localiza na confluência dos rios Madre de Dios e Tambopata. Sua topografia é considerada uma das mais difíceis para a construção civil devido sua localização próxima dos Andes. É também uma região muito conhecida por suas belezas naturais, como a Reserva Nacional de Tambopata, na confluência dos rios Torre e Tambopata. Do ponto de vista hierárquico da Igreja Católica, faz parte do Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Departamento integramente Selvático; tem zonas de selva alta e selva baixa. Limita ao norte com o departamento de Ucayali e o Brasil; a leste com Brasil e Bolívia; ao oeste, com o departamento de Cusco; e ao sul, com os departamentos de Cusco e Puno. Sua capital é Puerto Maldonado e está localizada na confluência do Rio Madre de Díos e o Rio Tambopata. Sua geografia é uma das mais difíceis do país para a construção de rodovias, pois dos Andes até a selva existem ladeiras muito íngremes.

O clima é tropical, quente, úmido, com precipitações anuais superiores a 1000 mm. A temperatura média anual na capital é de 26 °C com una máxima de 38 °C em agosto e setembro e uma mínima de 21 °C, com chuvas de dezembro a março. Em anos excepcionais o território é invadido por massas de ar frio provenientes do sul durante os meses de julho e agosto, ocorrendo diminuição da temperatura até 8 °C, em fenômenos denominados como friagens.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

Madre de Dios alberga algumas das regiões de maior biodiversidade do mundo. Por exemplo: o Parque Nacional do Manu tem o recorde em número de espécies de anfíbios e répteis.[1][2]

Tem ainda uma enorme diversidade de aves, tem as grandes espécies de felinos sul-americanos (jaguar, Jaguatirica, Onça Parda), múltiplas espécies de lagartos, e outros répteis como a Jiboia-constritora e a Surucucu. Também são abundantes e diversos os macacos, os peixes, os insectos e, em geral, o conjunto de animais.

Sua flora é também muito rica, e entre as que se encontram espécies de madeira nobre e de alto interesse.

Rodovias de acesso[editar | editar código-fonte]

  • Terrestre: As estradas mais conhecidas são:
    • Lima-Arequipa-Cusco-Puerto Maldonado, (2024 km) com uma duração de 42 horas aproximadamente.
    • Lima-Nasca-Abancay-Cusco-Puerto Maldonado, (1619 km) com uma duração de 43 horas aproximadamente.
Vista do rio Madre de Dios.
Praça Principal de Puerto Maldonado.
  • Terrestre-fluvial: De Cusco até Paucartambo-Salvación (terrestre), em Boca Manu-Colorado pelo rio Madre de Dios a Puerto Maldonado (fluvial). A viagem tem uma duração aproximada de quatro dias.
  • Aérea: Existem vôos desde as cidades de Lima (1,30 horas aprox.) e Cusco (45 minutos aproximadamente).

Províncias (capital)[editar | editar código-fonte]

  1. Manu (Salvación)
  2. Tahuamanu (Iñapari)
  3. Tambopata (Puerto Maldonado)

Análise sociodemográfica[editar | editar código-fonte]

Tem uma população de 109.555 habitantes,[3] o que representa 0,5% da população nacional.

As principais comunidades nativas são: amarakaeri, arasaeri, kishambaeri, pukirieri, sapiteri, toyoeri, wachipaeri, Aruaques, machiguenga e mashko-piros.

Economia[editar | editar código-fonte]

Concentra 0,5% da população economicamente ativa - [PEA] e tem um aporte econômico de 0,4% do [PBI] nacional. Durante 2007 registrou um crescimento econômico de 11,7% com relação a 2006 e no período 2004–2007, a taxa de crescimento anual foi de 8,5%.

Suas riquezas naturais são abundantes: ricas madeiras, frutos silvestres, metais preciosos, petróleo, contribuem para a fama do território tanto como sua beleza. Nos arredores de Tambopata estão os maiores centros de produção agropecuária, que ainda trabalham em pequena escala.

As colheitas de café, arroz, castanhas, e a produção de pão são essenciais, assim como a criação de gado e porcos. Por outro lado, existem pequenas indústrias de água gasosa, sabão e Madeira. Há ainda uma central térmica em Puerto Maldonado.

Na agricultura se destaca o arroz, látex, milho, yucca, banana e coco. A madeira é também fonte de renda, onde se destacam o mogno e o cedro. Se pratica a caça e a pecuária bovina. Além do mais, a extração de ouro nos seus rios lhe proporcionam importância na mineração.

Descobrimento de gás[editar | editar código-fonte]

O Ministério de Energia e Minas do Peru informou em 30 de agosto de 2004 que explorações realizadas nesta região localizada na selva sul oriental do país, permitem projetar a existência de gás natural com estimativas de 32 trilhões de pés cúbicos, o que representaria um potencial de 960 milhões de barris de gás natural líquido.

Referências

  1. von May, R., K. Siu-Ting, et al. (2008). Species Diversity and Conservation Status of Amphibians in Madre de Dios, Southern Peru. Herpetological Conservation and Biology 4(1): 14-29.
  2. Catenazzi, A., Lehr, E. & von May, R. (2013). «The amphibians and reptiles of Manu National Park and its buffer zone, Amazon basin and eastern slopes of the Andes, Peru». Biota Neotropica. 13 (4) 
  3. Censo Nacional de Población y Vivienda (2007). Instituto Nacional de Estadística e Informática de Perú.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Peru é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.