Friagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Friagem é a queda brusca de temperatura, com ventos razoavelmente frios. Pode ocorrer mais de uma vez na Amazônia ocidental, de maio a agosto. O fenômeno climático é consequência da penetração das massas de ar polar atlântica, passando pelas bacias hidrográficas do Prata e do Paraguai, quando recebe o ar frio das regiões de clima temperado da América do Sul. O tempo mínimo de duração é de três a quatro dias. Este fenomeno é potencializado pelo homem pois quando havia floresta, a passagem do ar polar era dificultada, mas como o homem devastou as florestas o ar polar passa com muita facilidade. As principais consequências da "friagem" na Amazônia são humanas como, por exemplo, os problemas de saúde decorrentes das baixas temperaturas e a baixa sensação térmica. Além disso, pode-se mencionar as chuvas, as quais são comuns na região durante todo o ano, não causando assim fortes impactos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.