Massa polar atlântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Massa Polar Atlântica)
Ir para: navegação, pesquisa
Neve na zona rural de São Joaquim, Santa Catarina: a ocorrência do fenômeno é associada à atuação da massa polar atlântica.

A massa polar atlântica (mPa) é uma massa de ar de aspecto frio e úmido que é originada no Oceano Atlântico, entre o Polo Sul e a Patagônia. Atua em especial no inverno do hemisfério sul, quando favorece a influência de frentes frias principalmente na Região Sul do Brasil, provocando dias seguidos de chuvas e temperaturas baixas.[1] Sendo assim, configura-se como um dos principais influenciadores do regime pluviométrico nessa região de clima subtropical[2] e sua presença também é associada a ocorrências de neve.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eduardo de Freitas. Massas de ar Brasil Escola. Visitado em 31 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2015.
  2. Emerson Galvani e Tarik Rezende de Azevedo (16 de novembro de 2003). A frente Polar Atlântica e as características de tempo associadas Universidade de São Paulo (USP). Visitado em 31 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2015.
  3. Sua Pesquisa. Massas de ar no Brasil. Visitado em 31 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.