Sulake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sulake
Sulake Corporation Oy
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Internet
Rede Social
Entretenimento
Fundação Maio de 2000
Fundador(es) Sampo Karjalainen
Aapo Kyrölä
Sede Helsinki,  Finlândia
Proprietário(s) Elisa
Pessoas-chave Antti-Jussi Suominen (CEO)
Empregados 60 (em março de 2013)[1]
Produtos Habbo Hotel
Virtual Magic Kingdom
Mini Friday
IRC-Galleria
Bobba Bar
Lost Monkey
Niko
Faturamento Baixa EUR 22 milhões (2012)[2]
Página oficial sulake.com

Sulake (em português: Fusível) é uma companhia finlandesa de entretenimento, fundada pelos finlandeses Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä em 2000. O foco principal da empresa é desenvolver e distribuir comunidades em linha multiplayer.

História[editar | editar código-fonte]

No ano de 1999 foi iniciado o primeiro projeto da empresa, o chamado Mobiles Disco, baseado na ideia de se hospedar num hotel virtual e poder conversar e entreter-se com os amigos. A ideia foi crescendo e logo os jovens finlandeses apresentaram a ideia a agência publicitária Taivas, que adorou.

Em agosto de 2000, foi lançado o primeiro Hotel que era chamado de "Hotelli Kultakala" (Hotel Peixe Dourado). Ele foi inaugurado na Finlândia.

Daí para frente, o Hotel tornou-se febre entre os jovens, chegando a atingir em dezembro de 2008 a inacreditável marca de 230 milhões de usuários.[3] , em suas 32 comunidades espalhadas pelo mundo.

Atualmente o maior produto é o Habbo Hotel, onde é gerenciado por membros da Sulake, a qual possui escritório em Madrid, na Espanha, e em Londres. A Sede é na Finlândia no mesmo local onde funcionam as instalações da empresa Elisa.

Em fevereiro de 2013 a companhia de telecomunicações finlandesa Elisa adquiriu 85% da Sulake, adquirindo os outros 15% alguns meses depois e se tornando a proprietária da empresa com 100% das ações. [4]

Produtos[editar | editar código-fonte]

  • Habbo Hotel - É o principal e mais lucrativo produto da empresa, e graças a ele a empresa aumentou o tamanho físico e dobra a sua receita a cada ano. Atualmente está disponível para dispositivos iOS e Computador.
  • Coke Music - A primeira encarnação do bate-papo no ambiente Coke Music (agora MyCoke), foi projetado e executado pela Sulake. A versão mais recente (v2.x) do jogo foi programada exclusivamente por operadores do MyCoke.
  • Virtual Magic Kingdom - Foi criado pela Sulake, embora todo o conceito artístico e gráfico foi de autoria da própria Disney.
  • Mini Friday - Pequeno jogo desenvolvido para ser executado em celulares, uma versão de habbo hotel portátil que durou pouco tempo.
  • IRC-Galleria - É a maior comunidade virtual da Finlândia. Foi adquirida pela Sulake em 2007, nesta época já tinha 470 mil membros e um acervo de imagens de 6 milhões.
  • Lost Monkey e Niko - Pequenos jogos criados para celulares ou tablets com Sistema iOS da Apple e Android da Google. Com eles era possível ganhar prêmios no jogo virtual Habbo Hotel.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.