Sunderland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sunderland
Wearmouth bridge.jpg
Brasão oficial de Sunderland
Brasão
Lema: "Nil desperandum auspice Deo"
Localização
Localização
País  Reino Unido
Área  
  Total 240 mi (387 km) km²
População  
  Cidade 177,739

Sunderland é uma localidade do Reino Unido localizada em Tyne and Wear.

O nome "Sunderland" é reputado de provir de Soender-terra (soender / fender sendo o anglo-saxónico infinitivo, que significa "à parte", "Sønder" significa "picada" em dinamarquês moderno), susceptível de ser referência para o vale esculpido Desgaste pelo rio que atravessa o coração da cidade. Outro significado é o de referir o nome para 'terras retiradas ", derivada da rica herança cristã da cidade.

Historicamente uma parte do Condado de Durham, havia três assentamentos original no local de moderno-dia Sunderland. No lado norte do rio, Monkwearmouth foi liquidado em 674 quando Biscop Bento fundou o mosteiro Wearmouth-Jarrow. Em frente ao mosteiro na margem sul, Bishopwearmouth foi fundado em 930. Uma pequena aldeia de pescadores chamada Sunderland, localizado em direção à foz do rio (dias modernos East End), foi concedido foral em 1179.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros habitantes da região foram caçadores-coletores da chamada era Sunderland e artefatos foram descobertos a partir desta época, incluindo micrólitos encontrados durante escavações na igreja de São Pedro, em Monkwearmouth. Durante a fase final da Idade da Pedra, o período Neolítico ( c. 4000-c.2000 a.C.), Hastings Hill, na periferia oeste de Sunderland, era evidentemente [1] um ponto focal da actividade local e um local de significado ritual onde se realizavam também sepultamentos. Evidências para isso incluem a presença de um antigo monumento cursus. Embora se acreditasse que os brigantes habitassem a área em torno do rio Wear no período pré e pós-romano, gravações em assentamentos remontam a 674, quando um fidalgo anglo-saxão [2] chamado Bento, em terrenos concedidos pelo Rei Ecgfrith da Nortúmbria, fundou o mosteiro de Wearmouth-Jarrow na margem norte do rio Wear - uma área que se tornou conhecido como Monkwearmouth. O mosteiro foi o primeiro construído em pedra de Northumbria e em sua construção foam empregados vidraceiros da França e, ao fazê-lo, se reestabeleceu a arte da vidraçaria na Grã-Bretanha. Em 686 a comunidade foi adquirida por Ceolfrid e Wearmouth-Jarrow se tornou um importante centro de aprendizagem e conhecimento na Inglaterra anglo-saxónica, com uma biblioteca de cerca de 300 volumes.

O Codex Amiatinus, descrito por alguns como o "mais belo do mundo", foi feito no mosteiro e Beda, que nasceu em Wearmouth em 673, provavelmente trabalhou em sua confecção. Ainda no mosteiro, Beda completou sua Historia Ecclesiastica Gentis Anglorum[3] (A História Eclesiástica do Povo Inglês), em 731, uma façanha que lhe valeu o título de "Pai da história inglesa".

No final do oitavo século, os vikings começaram a invadir a costa e, já em meados do século IX, o mosteiro estava abandonado. As terras do lado sul do rio foram concedidas para o bispo de Durham por Athelstane de Inglaterra[4] em 930. Elas se tornaram conhecidas como Bishopwearmouth e incluem assentamentos como Ryhope, que se encontram atualmente dentro dos limites de Sunderland.

Já em 1100, existia ali uma pequena aldeia de pescadores no sul da foz do rio chamada Bishopwearmouth (atual Hendon), conhecidos como "Soender-Land" (que evoluiu para Sunderland) . Esta resolução foi concedida uma carta em 1179 por Hugh Pudsey, então bispo de Durham

Vista do Rio que corta Sunderland
Vista do Rio que corta Sunderland

Futebol[editar | editar código-fonte]

Jogo entre Liverpool vs Sunderland

Sunderland se destaca no futebol com a equipe do Sunderland Association Football Club e o seu estádio o Stadium of Light.

Referências

  1. Glen Lyndon Dodds. A History of Sunderland. 2nd ed. [S.l.: s.n.], 2001. p. 5. ISBN 0952512262
  2. Glen Lyndon Dodds. A History of Sunderland. 2nd ed. [S.l.: s.n.], 2001. p. 6. ISBN 0952512262
  3. Libraries. Catholic Encyclopedia. Página visitada em 2007-01-23.
  4. Sunderland Echo (2005). Museum and Winter Gardens - Look At Glass. Página visitada em 2008-04-03.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sunderland