Túmulo dos Cem Degraus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Túmulo dos Cem Degraus (em italiano: Tomba dei Cento Scalini), conhecida também como Hipogeu de Roma Vecchia e Hipogeu do Tavolato, é um antigo cemitério hipogeu localizado no interior do Parque dos Aquedutos, a poucos metros da ferrovia Roma-Cassino e do aqueduto Água Cláudia, no quartiere Appio-Latino de Roma[1].

História[editar | editar código-fonte]

Esta catacumba foi descoberta em 1876 por Lorenzo Fortunati e passou, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, por uma longa fase de abandono e degradação, a ponto de ter sido encontrada, no interior da galeria de acesso, uma carcaça de um um Fiat 500. Por conta disto, o local foi fechado definitivamente em 1996 pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra[2], que restaurou completamente a estrutura e publicou estudos sobre esta pequena catacumba[1].


A estrutura é formada por uma câmara funerária com arcossólios à qual se chega através de uma galeria com 77 degraus (apesar do nome tradicional). Historiadores dataram a estrutura entre o final do século II e início do século III[2].

Referências

  1. a b «Ipogeu del Tavolato o dei Cento Scalini» (em italiano). InfoRoma 
  2. a b «La tomba "dei cento scalini" al Parco degli Acquedotti» (em italiano). Site oficial do Parco degli Acquedotti 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]