The Dark Is Rising

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Dark Is Rising
Rebelião das Trevas
The Dark Is Rising
Autor (es) Susan Cooper
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Género Romance infantojuvenil e fantasia
Arte de capa Oliver Burston[1]
Editora Puffin Books[1]
Formato Impresso[1]
Lançamento 1984[1]
Páginas 786[1]
ISBN 0-14-031688-4[1]

The Dark Is Rising (no Brasil, Rebelião das Trevas) é uma série de cinco livros de fantasia contemporânea infanto-juvenil escritos pela autora britânica Susan Cooper, publicados entre 1965 e 1977. The Dark Is Rising o segundo livro da série, foi publicado em 1973.

A série é às vezes chamada de The Dark is Rising Sequence, que é o título de sua edição publicada no Reino Unido (primeiro em 1984) e sua edição de conjunto de caixas nos Estados Unidos (primeiro em 1986).[2] [nota 1] Ela retrata uma luta entre as forças do bem e do mal chamadas de Luz e de Trevas e é baseado em lendas arturianas, e mitologias celta e nórdica. Crianças tanto mágicas e comuns são proeminentes ao longo da série. Foi inaugurado em 1965 com a publicação no Reino Unido de Over Sea, Under Stone, por Jonathan Cape. As sequencias foram publicadas entre 1973-1977, quase simultaneamente no Reino Unido e nos Estados Unidos.[2] O quatro volumes, The Grey King (1975), ganhou a Medalha Newbery, reconhecendo no ano como a "contribuição mais distinta à literatura americana para crianças",[3] e o prêmio inaugural Tir na n-Og para livros de língua inglesa com fundo galês. A conclusão Silver on the Tree (1977) também ganhou o prêmio anual Tir na n-Og.[4]

O romance The Dark Is Rising caracteriza Will Stanton, 11 anos,[nota 2] que aprende em seu aniversário que ele é um "velho" e, portanto, esta destinado a exercer os poderes da luz na luta antiga, com as trevas. Nos Estados Unidos recebeu um Newbery Honor Book (segundo lugar para a medalha).[3] Sua adaptação para o cinema de 2007, intitulado The Seeker na América e The Dark is Rising na Grã-Bretanha, fizeram importantes mudanças no enredo e personagens a partir do livro.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Over Sea, Under Stone (Sobre o Mar, Sob a Pedra) é também o título do primeiro livro na série, cujo o trio principal são Simon, Jane e Barney, eles encontram o mapa para uma chave que leva ao graal, uma fonte de poder contra o mal conhecido como as trevas. Foi o segundo título da coleção que chegou ao Brasil, onde foi lançado em 2009.

The Dark Is Rising (Os Seis Signos da Luz) é também o título do segundo livro na série, cujo personagem principal é um menino de onze anos que descobre que não é um ser humano comum, ele é o útimo Ancião, com poderes especiais. Foi o primeiro título da coleção que chegou ao Brasil, onde foi lançado em 2007.

Greenwitch (A Feiticeira Verde) é também o título do terceiro livro na série, cujo o quarteto principal são Will, Barney, Simon e Jane vão ter que recuperar o Graal das trevas e reaver o mano escrito mistico, para reaver tanto o mano escrito quanto o graal vão precisar se envolverem com o misterioso ritual da feiticeira verde. Foi o terceiro título da coleção que chegou ao Brasil, onde foi lançado em 2010.

Recepção[editar | editar código-fonte]

John Clute escreveu para o The Encyclopedia of Fantasy, "O conto em geral evolui - não sem uma ocasional narrativa confusa em paradoxos do tempo e quebra-cabeças que devem ser confrontados - em direção a um clímax cautelosamente afirmativo em que parece que os vários protagonistas jovens mais Bran Davies (filho do Rei Arthur) podem ter sucesso em protelar entropia e totalitarismo."[5]

Livros[editar | editar código-fonte]

Títulos dos livros da série escrita por Susan Cooper:

  1. Over Sea, Under Stone (Sobre o Mar e Sob a Pedra) - 1965
  2. The Dark Is Rising (Os Seis Signos da Luz) - 1973
  3. Greenwitch (A Feiticeira Verde) - 1974
  4. The Grey King (O Rei Cinzento) - 1975
  5. Silver on the Tree (Prata na Árvore) - 1977

Adaptação[editar | editar código-fonte]

The Dark Is Rising, o segundo livro da série, foi adaptado para o cinema com o título de The Seeker. No Brasil o filme se chamou Os Seis Signos da Luz, mesma tradução da edição brasileira do livro.

Notas

  1. Almost simultaneous: relatórios da ISFDB em 1965 no Reino Unido e a primeira publicação de 1966 nos Estados Unidos e as sequências: Abril nos Estados Unidos e Maio no Reino Unido, volume 2; Estados Unidos
  2. O décimo primeiro aniversário de Will Stanton é importante no livro. Na versão cinematográfica, ele tem 13 para 14 anos

Referências

  1. a b c d e f The Dark is Rising first omnibus edition. Conteúdos de publicação no Internet Speculative Fiction Database (ISFDB). Página visitada em 23 de agosto de 2013.
  2. a b The Dark is Rising first omnibus edition. Conteúdos de publicação no Internet Speculative Fiction Database (ISFDB). Página visitada em 23 de agosto de 2013. Selecione um título para ver a sua história ligada a publicação e informações gerais. Selecione uma edição especial (título) para obter mais dados a esse nível, como uma imagem de capa ou conteúdos ligados.
  3. a b Newbery Medal and Honor Books, 1922-Present (em inglês) Association for Library Service to Children. Visitado em 23 de agosto de 2013.
  4. Tir na n-Og awards Past Winners (em inglês) Welsh Books Council (Cyngor Llyfrau Cymru). Visitado em 23 de agosto de 2013.
  5. Clute, John (1997). Cooper, Susan (em inglês) The Encyclopedia of Science Fiction. Visitado em 23 de agosto de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]