The Illustrated Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

The Illustrated Man (Uma Sombra Passou por aqui, no Brasil), é um livro de Ray Bradbury, gênero ficção científica, publicado pela primeira vez em 1951.

Trata-se de uma série de 18 contos que, embora explorem o tema do conflito entre a tecnologia e a natureza humana, não têm conexão entre si.

Cada história tem como ponto de partida uma das tatuagens que cobrem todo o corpo do "homem ilustrado" — feitas por uma mulher do futuro, segundo ele —, que vagueia de cidade em cidade. Quando alguém fixa o olhar numa delas, as figuras se tornam animadas, e a história começa.

Todos os contos, exceto um, já haviam sido publicados antes, mas Bradbury revisou-os todos antes de tomarem a forma de livro.

A idéia do "homem ilustrado" foi usada pelo autor em histórias posteriores, como o antagonista em Something Wicked This Way Comes, no qual as tatuagens representavam as almas das vítimas pecaminosas de um misterioso carnaval.

The Illustrated Man foi adaptado para o cinema em 1969, com o mesmo título, dirigido por Jack Smight e com Rod Steiger e Claire Bloom nos papéis principais.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.