Shaun the Sheep

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shaun the Sheep
A Ovelha Choné (PT)
Shaun o Carneiro (BR)
abertura do desenho
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 7 minutos
Criador(es) Nick Park
Desenvolvedor(es) Richard Goleszowski
Alison Snowden
David Fine
País de origem  Reino Unido
Idioma original Nenhum idioma específico
Produção
Diretor(es) Andrew Orenstein
Diretor(es) de criação Andrew Orenstein
Produtor(es) Aardman Animations
Produtor(es)
executivo(s)
Miles Bullough
Peter Lord
Nick Park
Vozes de John Sparkes
Justin Fletcher
Kate Harbour
Richard Webber
Jo Allen
Elenco John Sparkes
Justin Fletcher
Kate Harbour
Richard Webber
Jo Allen
Tema de abertura Life's a Treat de Vic Reeves
Tema de
encerramento
Life's a Treat (instrumental)
Compositor da música tema Mark Thomas
Exibição
Emissora de
televisão original
Reino Unido BBC, CBBC, Nickelodeon
Formato de exibição PAL (576i)
Widescreen
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 5 de março de 2007 - presente
N.º de temporadas 4
N.º de episódios (lista de episódios) 120 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Wallace & Gromit: Tosa Completa
Timmy e Seus Amigos
Próximo
Próximo
Programas relacionados Wallace e Gromit, Timmy e Seus Amigos

'Shaun, o Carneiro' (título no Brasil) ou A Ovelha Choné (título em Portugal) (no original Shaun the Sheep), é uma série de desenho animado britânica de animação stop-motion de massinha produzida pela Aardman Animations em parceria do canal infantil CBBC. É um spin-off da franquia Wallace e Gromit estrelada por Shaun do curta Tosa Completa. A série também inspirou seu próprio spin-off intitulado Timmy e Seus Amigos, direcionado para o público mais pré-escolar. Atualmente o show é transmitido em mais de 180 países ao redor do mundo.

Atualmente,[quando?] a série é transmitida no Brasil pela TV Cultura[1] e em Portugal no Canal Panda, Nickelodeon, e RTP 2 (Zig Zag).

Foi anunciado um filme inspirado na série que irá estrear em 2015.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série gira em torno de Shaun, um carneiro com inteligência humana bastante criativo numa fazenda de classe baixa da qual ele é o líder do rebanho. A cada episódio o protagonista sempre tenta resolver um problema com a ajuda de seus amigos (como o cachorro Bitzer) antes mesmo de eles serem descobertos pelo fazendeiro.

Os episódios levam uma combinação de comédia pastelão e silenciosa, não havendo diálogos até mesmo por personagens humanos. Desta forma, ele lembra-se de antigos filmes de comédia silenciosas. No entanto é demonstrado grunhidos, balidas ou suspiros para distinguir cada expressão de humor dos personagens.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Shaun, o protagonista da série e líder do rebanho. Ele é um carneiro inteligente e mantém sua cabeça. Ele tem uma boa amizade com Bitzer.

Bitzer é um cão pastor do rebanho e um bom amigo para Shaun. Bitzer faz o seu melhor para manter Shaun e os amigos fora de problemas.

Shirley, uma ovelha gorda e muito gulosa capaz de comer qualquer coisa. Ela é tão grande que muitas vezes ela fica presa e precisa de outras ovelhas para empurrar, puxar ou mesmo lançá-la fora de problemas, mesmo usando equipamento pesado às vezes. No começo imaginava-se que fosse macho, mas de acordo com o episódio "Os roncos de Shirley" (onde seu nome é revelado no título) sugere que ela é fêmea.

Timmy é o sobrinho de Shaun. Ele pode ser o bebê do rebanho, mas é muitas vezes no centro das coisas. Felizmente sua mãe está sempre lá para mantê-lo seguro. Ele também aparece como a estrela principal do spin-off Timmy e Seus Amigos.

Mãe de Timmy, uma ovelha com bobes no cabelo, e é um pouco descuidada com relação aos deveres maternos, mesmo usando Timmy uma vez como uma espécie de um pincel. Mas quando seu filho se perde, ela fica inconsolável, até que ele é trazido em segurança de volta a seus cuidados. Ela também tem parentesco com Shaun.

O Fazendeiro é um homem que dirige a fazenda com Bitzer ao seu lado. Ele é completamente alheio à inteligência de seu rebanho. Ele é muito desastrado e sempre que tenta fazer alguma coisa acaba se saindo mal.

Os Porcos são os principais antagonistas da série. Eles estão sempre tentando contrariar as ovelhas e levá-los em apuros. Eles, no entanto, possuem medo de Bitzer, que coloca-os em linha. Eles são agressivos para Shaun e seu rebanho.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Shaun é visto pela primeira vez em Wallace e Gromit, no episódio Tosa Completa.
  • As palavras que podem ser vistas na série estão escritas totalmente ao contrário. Por exemplo, SOAPY, que pode ser visto em um episódio em que as ovelhas quebram a lavadora do fazendeiro, na caixa de sabão; e K9 PETS, em um episódio que o cão pastor sofre de dor de dente, quando o fazendeiro abre uma lista telefônica para achar uma clínica veterinária.

Referências

  1. Sobre Shaun, o Carneiro cmais.com.br. Página visitada em 15/12/2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.