Therezinha Lins de Albuquerque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Therezinha Lins de Albuquerque
Nascimento 1926 (98 anos)
Recife, Pernambuco, Brasil
Residência Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira
Alma mater Faculdade de Filosofia do Recife
Instituições Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Campo(s) Psicologia

Therezinha Lins de Albuquerque, (Recife,1926) foi uma pedagoga pernambucana reconhecida por destacar a importância da psicologia, num aspecto global e preventivo, no âmbito escolar[1][2].

Foi a décima segunda filha de uma família de quinze irmãos. Formou-se em Pedagogia, em 1949, na primeira turma deste curso ofertado pela Faculdade de Filosofia do Recife, local onde conviveu com pessoas proeminentes da educação recifense, dente elas: Anita Paes Barreto e Noêmia Varela[1].

Contato com a Psicologia[editar | editar código-fonte]

Em 1951, transferiu-se com a família para a cidade do Rio de Janeiro e, em 1952, é apresentada por Noêmia Varela a Elisa Dias Velloso, à época, diretora do Centro de Orientação Juvenil (COJ) tornando-se estagiária da instituição e, posteriormente, sendo promovida a técnica de educação[2].

É no COJ que Therezinha entra em contato com a Psicologia, onde atende adolescentes em diagnóstico psicológico e psicoterapia. Na ocasião, o COJ era a única instituição do Distrito Federal que atendia gratuitamente adolescentes e suas famílias. Tinha como finalidade básica a formação e preparação de pessoal técnico especializado para todo o Brasil[1][2].

Em 1955, Therezinha retorna ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, a pedido de seu diretor, Anísio Teixeira, organizou o gabinete de psicologia na Escola Guatemala, posteriormente denominado SOPP - Serviço de Orientação Psicopedagógica (pioneiro em Psicologia Escolar no estado do Rio de Janeiro; centro de referência que recebia estagiários de todo o país). Este trabalho proporcionou-lhe a chance de assumir a coordenação do COJ, ocorrida em 1968[1].

Therezinha ainda participou da formação do Conselho Regional de Psicologia e foi eleita a primeira presidente da instituição no período de 1977 a 1979. No ano de 1980 é eleita vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia. Aposenta-se em 1983, pelo INEP, e passa a alternar o atendimento clínico em consultório particular e a atividade docente na PUC-RS, onde leciona em curso de especialização[2].

Referências

  1. a b c d CNPq (ed.). «Pioneiras da Ciência no Brasil». CNPq. Consultado em 9 de dezembro de 2014 
  2. a b c d CAMPOS, Regina Helena de Freitas (2001). Dicionário biográfico da psicologia no Brasil: pioneiros. Rio de Janeiro: Imago. p. 461. ISBN 85-312-0760-6 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) psicólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.