Threskiornithidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaThreskiornithidae
Threskiornis aethiopicus

Threskiornis aethiopicus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Threskiornithidae
Sub-famílias e géneros
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Threskiornithidae
Commons
O Commons possui multimídias sobre Threskiornithidae

Threskiornithidae é uma família de aves ciconiiformes que inclui as 32 espécies conhecidas de colhereiros, íbis e aliados.

Os tresquiornitídeos são aves de pernas altas e pescoço relativamente longo. O bico é também alongado e pode apresentar um formato curvo ou espatulado, no caso dos colhereiros. Estas aves habitam zonas aquáticas continentais como lagos, rios de curso lento e pântanos. Alimentam-se de larvas, crustáceos, pequenos peixes e anfíbios, que apanham sondando o fundo com os seus bicos. Por vezes podem suplementar a sua dieta com material vegetal.

A plumagem dos tresquiornitídeos é bastante variável com a espécie. Algumas espécies como o íbis-escarlate e o colhereiro-americano apresentam coloração forte em tons de rosa, outras têm uma plumagem mais baça ou monocromática.

Os tresquiornitídeos são aves gregárias na maioria dos casos. Nidificam solitariamente ou em colónias, mas sempre em zonas perto de água, ou mesmo em ninhos construídos em plataformas sobre pântanos e margens de rios. Cada postura contém em média 3 a 5 ovos.

Géneros[editar | editar código-fonte]

O sinal “+” indica os géneros monoespecíficos.