Thylacomyidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaThylacomidae
Easter Bilby.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Marsupialia
Ordem: Peramelemorphia
Família: Thylacomyidae
Bensley, 1903
Género: Macrotis
Reid, 1837
Espécies
2, ver texto

Thylacomyidae é uma família marsupial da ordem Peramelemorphia, composta por um único gênero, o Macrotis, e duas espécies. São popularmente denominados bilbies(a) (bilby no singular). Actualmente existe uma única espécie de bilby que corre perigo de extinção. A outra espécie, o bilby-pequeno (Macrotis leucrura) extinguiu-se em 1931.

O bilby pertence ao grupo dos bandicoots, os animais com que está mais proximamente relacionado. Tem o focinho característico longo do grupo, mas as orelhas grandes fazem lembrar as do coelho. Esta semelhança e a natureza destrutiva dos coelhos, uma espécie invasora no ecossistema australiano, inspiraram na Austrália a adaptação da história do Coelho da Páscoa para o Bilby da Páscoa para sensibilizar as crianças para a protecção da espécie.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Nota (a): O termo "bilby/bilbies" constitui um estrangeirismo, não possuindo termo equivalente em português, sendo assim os nomes comuns constituem vernáculos artificiais, pois derivam dos nomes populares em língua inglesa.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • GROVES, C. P. Order Peramelemorphia. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 38-42.
Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.