TouchWiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

TouchWiz (ou Samsung TouchWiz) é uma interface de toque do usuário criada, projetada e desenvolvida pela Samsung Electronics com parceiros, apresentando uma interface de usuário completa. Às vezes, é confundida como um sistema operacional. O TouchWiz está disponível apenas em dispositivos Samsung. O TouchWiz é usado internamente pela Samsung para smartphones e tablets, e não está disponível para licenciamento de terceiros. A versão Android do TouchWiz também vem com a loja de aplicativos da Samsung Galaxy Apps, junto com uma variedade de aplicativos desenvolvidos pela Samsung.

A primeira edição da TouchWiz foi lançada em 2008. Esta versão é lançada oficialmente com o original Samsung Solstice em 2009. A última versão da TouchWiz é a TouchWiz 6.0, que está no Samsung Galaxy J1 Mini Prime e a TouchWiz Nature UX 5.0 no Samsung Galaxy J3 (2016) apresenta uma interface de usuário mais refinada em comparação com as versões anteriores encontradas nos telefones antigos da Samsung lançados antes do lançamento do Samsung Galaxy S5. A barra de status agora é transparente durante o modo de tela inicial na TouchWiz Nature UX 2.0 e na TouchWiz Nature UX 2.5. Na TouchWiz 4.0 no Samsung Galaxy S2 e no Samsung Galaxy Note (ambos posteriormente atualizados para o Nature UX), alguns dos recursos adicionados incluem pan e tilt, que fazem uso do acelerômetro e do giroscópio no telefone para detectar movimento. A TouchWiz 5.0 é lançado junto ao sistema no Samsung Galaxy Note 3.

A TouchWiz foi abandonada pela Samsung no final de 2016 em favor da Samsung Experience. O TouchWiz é usado pelos próprios sistemas operacionais da Samsung, Bada e REX, bem como pelos telefones baseados no sistema operacional Android. Ele também está presente em telefones que executam o sistema operacional Tizen.

Aparelhos rodando o TouchWiz[editar | editar código-fonte]

SOs da Samsung[editar | editar código-fonte]

Android[editar | editar código-fonte]

Bada[editar | editar código-fonte]

Windows Mobile[editar | editar código-fonte]

Reclamações[editar | editar código-fonte]

A TouchWiz é muito criticada. Usuários reclamam de travamentos, e de muitos aplicativos que já vem pré-instalados nos dispositivos que não podem ser desinstalados. Isso é ruim também para as atualizações do sistema Android, que dificulta mais ainda o trabalho da empresa em liberar atualizações. Metade das reclamações foram finalmente corrigidas com o Android Lollipop, onde a Samsung aplicou um novo rosto para a TouchWiz, com menos alterações, mas ainda pecando nos aplicativos pré-instalados.

Referências