Tritrichomonas foetus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTritrichomonas foetus
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Protozoa
Filo: Parabasala
Classe: Trichomonadea
Ordem: Trichomonadida
Família: Trichomonadidae
Género: Tritrichomonas
Espécie: Tritrichomonas foetus

Tritrichomonas foetus é uma espécie de protozoário parasita de bovinos.

Se aloja no trato genital tanto masculino quanto feminino e é transmitido pela cópula ou por inseminação artificial mal conduzida (quando o sêmen pode estar contaminado, quando não se sabe a procedência do sêmen, por utilização de instrumentação não esterilizada ou mal esterilizada, etc.).

Em machos, o parasita se aloja principalmente na cavidade prepucial. Pode não haver sintomatologia evidente como pode causar dor ao urinar (nesse caso o animal urina parceladamente) e epididimite. Como se trata de sintomas pouco perceptíveis clinicamente, o macho infectado é o principal disseminador da infecção.

Em fêmeas, pode haver vaginite com secreção purulenta, febre alta e metrite caso o parasita ascenda ao útero. Em vacas prenhas, a ascensão ao útero pode causar tanto metrite quanto infecção de placenta e causar aborto. Quando infectadas antes de ficarem prenhas, em cerca de 2 a 4 semanas após a concepção o feto é abortado. Há casos em que o feto é "mumificado" no útero. Simplesmente o feto morre e não é eliminado. A própria secreção elimina os parasitas em grande quantidade e em cerca de 3 meses sem cópula pode haver a cura espontânea.