Turgut Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estátua de Turgut Reis

Turgut Reis (1485 - 23 de junho de 1565) foi um corsário turco e almirante otomano. Conhecido em diferentes linguagens com diferentes nomes, como Dragut ou Darghouth. Seu nome original, em turco, é Turgut Reis ou Torgut Reis (reis = almirante).

Nascido nas proximidades de Bodrum, na costa do Mar Egeu, na Turquia. Turgut foi um dos mais famosos corsários do Império Otomano. Foi um dos protegidos de Khair-ad-Din Barbarroja e lutou contra os cristãos em inúmeras batalhas no Mar Mediterrâneo. Instigava medo em seus inimigos com sua ferocidade. Para derrotar Turgut, o Imperador Carlos V enviou o almirante genovês Andrea Doria contra ele. Turgut foi capturado pelo sobrinho de Doria (Gianetti Doria) em 1540 e foi enviado às galeras como escravo durante quatro anos, sendo resgatado por Khair ad Din pela quantidade de 3000 ducados, em 1544.

Faleceu vítima de estilhaços de artilharia durante o Cerco a Malta, nas imediações do Forte de Santo Elmo.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.