Universidade Nacional de Córdoba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Nacional de Córdoba
Lema Ut portet nomen meum
Fundação 1613 (411 anos)
Instituição mãe Universidade Nacional de Córdoba
Tipo de instituição Estatal
Localização Córdoba, na Argentina
Presidente Dra. Carolina Scotto
Total de estudantes 105.054 estudantes (2010)
Campus Córdoba
Página oficial Universidade Nacional de Córdoba

A Universidade Nacional de Córdoba (UNC) é uma das maiores Universidades da Argentina. Tem sede na cidade de Córdoba. É a mais antiga do país e a quarta fundada na América.[1] Tem sido durante todo o século XX, e é na atualidade, depois da Universidade de Buenos Aires, a segunda em quantidade de faculdades, docentes e alunos de todo o país. A alcunha La Docta que tem Córdoba se deve a que durante mais de dois séculos foi a única Universidade do país.

Financeiramente depende do Estado nacional, mas como toda universidade nacional argentina, é autônoma. Esta autonomia implica que tem poder para administrar seu orçamento, eleger suas autoridades e ditar suas próprias normas (em concordância com a ordem nacional). Mesmo que sua admissão seja irrestrita, na maior parte dos cursos o aluno deve ser aprovado obrigatoriamente em uma etapa prévia de nivelamento. No curso de medicina, por sua vez, existe um exame de admissão eliminatório.

Seu ensino é livre, gratuito e laico. Em algumas faculdades é obrigatório o pagamento de uma contribuição quadrimestral, destinada à manutenção predial.

Cidade Universitária[editar | editar código-fonte]

A Cidade Universitária de Córdoba é um prédio de importante extensão que se encontra próximo ao centro histórico da cidade. Conta com um total de 23 edifícios onde se localizam as sedes da Reitoria e da maior parte das Faculdades que integram a Universidade. Ali se desenvolvem as aulas das classes de graduação e pós-graduação, tarefas de investigação científica e distintas atividades culturais.

Um dos edifícios principais é o "Pavilhão Argentina", uma imponente construção que data de meados da década de 1950, no qual está localizado a Reitoria e importantes Secretarias Reitorais.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Universidad Nacional de Córdoba: Un viaje al pasado.» (em espanhol). unc.edu.ar. Consultado em 27 de agosto de 2008. Arquivado do original (web) em 2 de fevereiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]