Universidade de Purdue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Entrada da Purdue University.

A Universidade de Purdue (em inglês: Purdue University), localizada em West Lafayette, Indiana, é uma universidade norte-americana.[1] Purdue foi fundada em 6 de maio de 1869.[2] Hoje em dia, Purdue tem o segundo maior corpo estudantil dentre todas as universidades do estado da Indiana e o segundo maior entre todas as universidades dos Estados Unidos em número de estudantes estrangeiros.[3]

A universidade foi fundada com a doação de US$150.000 de John Purdue, um líder de negócios de Lafayette e filantropo, junto com $50.000 de Tippecanoe County, e 150 hectares ( 0,6 km ²) da terra dos moradores de Lafayette de apoio ao projeto. Em 1869, decidiu-se que a nova escola seria construída perto da cidade de Lafayette e estabeleceu-se como a Universidade de Purdue, em nome do benfeitor principal da instituição.

O campus de West Lafayette oferece mais de 200 cursos de graduação, mais de 70 programas de mestrado e doutorado e graduação profissional em farmácia e medicina veterinária. Além disso, Purdue tem 18 intercolegiais equipes esportivas e mais de 900 organizações estudantis. Hoje, Purdue é membro da Conferência Big Ten.

A Escola de Engenharia da Universidade de Purdue ("Purdue University College of Engineering") é uma das oito principais divisões acadêmicas, ou faculdades, da Universidade de Purdue. Fundada em 1874 com programas em Engenharia Civil e Mecânica, o colégio oferece agora graus de BS, MS, e Ph.D. em mais de uma dúzia de disciplinas. O programa de engenharia de Purdue também formou 22 astronautas dos Estados Unidos, incluindo Neil Armstrong e Eugene Cernan, que foram os primeiros e os últimos astronautas a andarem na Lua, respectivamente. Muitas disciplinas de engenharia são reconhecidos entre os dez melhores programas nos EUA. A universidade como um todo é atualmente classificada como a 9 nos EUA de todas as escolas de engenharia de concessão de doutorado pelos EUA segundo o ranking News & World Report.

O número de professores e funcionários de todo o sistema é 18.872. O corpo docente atual inclui estudiosos como Shreeram Shankar Abhyankar - conhecidos por suas contribuições à teoria singularidade, Arden Bement L. Jr. - Diretor do National Science Foundation, R . Graham Cooks , Joseph Francisco, Douglas Comer, Louis de Branges de Bourcia que provou a conjectura Bieberbach, Ei- ichi Negishi, Victor Raskin, Michael Rossmann, que mapeou vírus do resfriado comum humano, Leah Jamieson, James L. Mohler, que escreveu vários manuais de computação gráfica, e H. Jay Melosh , um geofísico americano, conhecido como um especialista em crateras de impacto.

Dois membros do corpo docente (químicos Herbert C. Brown e Ei- ichi Negishi) foram premiados com prêmios Nobel, enquanto em Purdue. Ao todo, 13 prêmios Nobel em cinco campos têm sido associados com Purdue incluindo estudantes, pesquisadores e corpo docente atual e anterior. Outros membros notáveis da faculdade do passado incluíram Golden Gate Bridge estilista Charles Alton Ellis, especialista em eficiência Lillian Gilbreth, defensor de segurança alimentar Harvey Wiley, aviadora Amelia Earhart, pioneira do rádio Reginald Fessenden, e Yeram S. Touloukian, fundador do Centro de Pesquisa Propriedades termofísicas.

Alunos de Purdue alcançaram reconhecimento em diversas áreas, especialmente na ciência e na indústria de engenharia. Alunos da universidade detém coletivamente mais de 15.000 patentes dos Estados Unidos.

Purdue produziu 23 astronautas incluindo Gus Grissom, a primeira pessoa lançada verticalmente para voltar ao espaço, Neil Armstrong, o primeiro a pisar na Lua e Eugene Cernan, o astronauta mais recente a fazê-lo. Mais de um terço de todas as missões espaciais tripuladas da NASA tiveram um membro da tripulação com pelo menos uma pós-graduação em Purdue.

Na ciência, Purdue também produziu prêmio Nobel em física Edward Mills Purcell e Ben Roy Mottelson; bem como premiado químico Nobel Akira Suzuki. Outros ex-alunos de Purdue notáveis ​​na ciência incluem o pioneiro da robótica e tecnologia de controle remoto Thomas B. Sheridan, fundador do Debian Ian Murdock, fundador e colaborador chave para os programas de armas nucleares chineses: o físico chinês Deng Jiaxian, bioquímico Edwin T. Mertz, que é creditado com a descoberta de milho de alta proteína e feijão e o químico indiano CNR Rao, que foi premiado com o Bharat Ratna, a mais alta condecoração civil na Índia.

No mundo dos negócios e da economia, ex-alunos de Purdue incluem Stephen Bechtel Jr., dono da Bechtel Corportion; Presidente Federal do Reserve Bank Jeffrey Lacker; e especialista em pipoca Orville Redenbacher. Em 2010, a Bloomberg também revelou que Purdue foi uma das universidades da América com mais alunos de graduação servindo como diretores executivos de 500 empresas Standard & Poor. Gregório Wasson, presidente / CEO da Walgreen Co, Mark Miller, presidente / presidente / CEO da Stericycle Inc, Charles Davidson, presidente / CEO da Noble Energy Inc, Samuel Allen, presidente / presidente / CEO da Deere & Co., Donald Thompson , presidente / COO da McDonald Corp, e John Martin, presidente / CEO da Gilead Sciences Inc.

No governo e da cultura, alunos Purdue incluem o ex- primeiro-ministro egípcio Essam Sharaf, vencedores do Prêmio Pulitzer Booth Tarkington e John T. McCutcheon, diretor de teatro e diretor de televisão Tom Moore, CEO da Rand Corporation James Thomson, fundador e CEO da C -SPAN Brian Lamb, o ex-governador de Indiana Harry G. Leslie, o ex-governador de Mississippi Kirk Fordice, ex-secretário do Departamento de Agricultura Earl L. Butz, o ex- senador dos Estados Unidos Birch Bayh de 2012. Candidato presidencial Herman Cain, West Virginia atual congressista David McKinley Estados Unidos , chinês nacionalista Geral Sun Liren , Anthony W. Miller , Estados Unidos secretário-adjunto da Educação, e da Universidade de Chicago presidente Hugo F. Sonnenschein.

Referências

  1. Purdue Points of Pride. Purdue University. Página visitada em 2 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 8 de maio de 2004.
  2. About Purdue > Purdue History. Purdue University. Página visitada em 2 de novembro de 2009.
  3. Sen, Soumitro (2008). Purdue's international student population 2nd largest among U.S. public universities. Purdue University. Página visitada em 2010-08-02.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.