Usina Hidrelétrica Monjolinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Usina Hidrelétrica Monjolinho
Localização
Localização São Carlos - SP
Rio Monjolinho
Coordenadas 22°1'23"S, 47°55'36"W
Mapa
Dados gerais
Proprietário CPFL
Período de construção 1892 a 1893
Características
Tipo usina hidrelétrica
Altura 80 m
Reservatório
Área alagada 0,01 km²
Capacidade de geração 0,6 MW

A Usina Hidrelétrica Monjolinho, é a primeira usina hidrelétrica do estado de São Paulo, a segunda do Brasil e do hemisfério sul. A usina entrou em operação em julho de 1893 e continua ativa até hoje.[1] No local da usina existe um museu.

Esteve desativada durante sete anos, retornou com capacidade de 600 kW (0,6 MW) e gerenciada pela Companhia Paulista de Força e Luz.

Está localizada na Fazenda Cascatinha, km 7 da estrada municipal que liga São Carlos à Usina Açucareira da Serra, com início no km 228 da SP-310, município de São Carlos. Há outro caminho por uma estrada não nomeada, com acesso pela Rua Geraldo dos Santos Triques. Teve grande importância no desenvolvimento da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

A Usina Monjolinho foi inaugurada no dia 2 de junho de 1893, tornando-se a primeira hidrelétrica do estado de São Paulo e a segunda do Brasil e do hemisfério sul, atrás apenas da Usina de Marmelos, construída na cidade de Juiz de Fora-MG, inaugurada no ano de 1889. A hidrelétrica foi construída pela Companhia de Luz Elétrica de São Carlos para suprir a demanda necessária da população local da época, passando assim por algumas expansões e reformas durante os anos para acompanhar o crescimento da cidade. Em 1973, a Usina Monjolinho passou a ser controlada pela Companhia Paulista de Força e Luz, a CPFL, responsável pela reforma total da hidrelétrica, em 2002.

Fontes: “Micro Central Hidrelétrica de Monjolinho”, Eng. Civil Antonival Lima Albuquerque, M.Sc.; “Usinas em Operação: Usina Monjolinho”, CPFL; “Museu da Energia”, Prefeitura de São Carlos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CPFL. 100 anos de Monjolinho: primeira usina hidroelétrica do estado de São Paulo: um século desenvolvendo o interior. São Paulo: CPFL, 1993. 14 p.
  • MORTATI, D. A implantação da hidreletricidade e o processo de ocupação do território no interior paulista (1890-1930). Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Unicamp, 2013. link.
  • PROJETO ELETROMEMÓRIA. Relatório da 5ª expedição realizada pelos pesquisadores do Projeto Eletromemória, entre 21 e 24 de julho de 2014, na qual foram visitadas as usinas de Corumbataí, Capão Preto, Monjolinho, Lia-Marmelos e Isabel. s.d. 45 p. link.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]