Usuário(a):AnaCponto/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Clara Tissot
Ficheiro:Ana Clara Tissot.jpg
Designer e roteirista Ana Clara Tissot
Nome completo Ana Clara Tissot dos Santos
Nascimento 15 de setembro de 1975 (48 anos)
Rio Grande, Rio Grande do Sul
Nacionalidade  Brasileira
Progenitores Mãe: Sonia Tissot
Pai: Oswaldir Santos
Ocupação desenhista, roteirista, diretora e escritora

Ana Clara Tissot (Rio Grande, 15 de setembro de 1975) é uma designer, desenhista e roteirista brasileira.

Nascida nos anos 70 no município mais antigo do Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Grande (Rio Grande do Sul), é filha da socióloga, educadora e militante de esquerda Sonia Tissot, e do radialista e comunicólogo Oswaldir Santos.

É irmã do artista visual, videomaker e quadrinista Law Tissot.

Educação[editar | editar código-fonte]

Ana Clara desde cedo se mostrou uma criança inquieta e ávida por conhecimento. No ano de 1992, aos 16 anos Ana já era acadêmica do Curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande. Trabalhou desde cedo em instituições de grande porte, como Banco Itaú, IBM Business Partners, Fundação Lowtons de Educação e Cultura, e Reddo Engenharia Humana.

Dedicou-se aos estudos linguísticos, concluindo a faculdade de Letras em 1999 na Universidade Federal do Rio Grande. Após isso, graduou-se MBA em Comunicação Organizacional, e fez pós graduação em Antropologia e Psicologia Social.

(2000 - atualmente)[editar | editar código-fonte]

No início dos anos 2000 criou, sistematizou e patenteou um método de diagnóstico comunicacional de metas de carreira, estudando com os dois psicólogos Dra. Érika Aristimunho e Dr. Douglas Duarte métodos de mentoria que ainda eram muito insipientes no Brasil. Juntos, geriram a carreira de mais de 400 profissionais e dezenas de empresas pelo país todo.

Nesta época, Ana Clara também assinava um blog de sucesso chamado A Monga e a Executiva[1] , que lhe rendeu vários prêmios e indicações a Blog de Humor do ano. Nele, diariamente eram postadas minicrônicas sobre o mundo corporativo, numa sátira ao sucesso editorial da época, O Monge e o Executivo (The Servant).

Depois de anos de sucesso, o blog foi encerrado e Ana Clara começou seu trabalho como ilustradora[2] e cronista nas redes sociais, acumulando atualmente mais de 180 mil seguidores no Instagram.

Suas frases e artes viralizaram, algumas delas atingindo mais de 4 milhões de visualizações.

Ana Clara também é responsável por uma série de exposições pelo país, em mais de 20 cidades. A primeira turnê foi com a exposição de ilustrações O cochilo das palavras que fez sucesso em Campo Grande [3][4] deu origem a um livro de mesmo nome, e posteriormente o sucesso de crítica HashTag Frida [5] [6] que reuniu 30 quadros de ilustrações inéditas sobre a vida e obra de Frida Kahlo.

Além de ter quatro livros autorais publicados, Ana Clara em sua atuação como editora chefe publicou mais de 250 autores [7] [8] e ilustrou mais de 200 obras, dentre elas se destaca a parceria com o poeta Sérgio Souza [9] e suas ilustrações para livros científicos como Mulheres na Ciência publicado pela editora da FURG e Diário de uma Bipolar da autora Maria Lígia.

Atualmente Ana Clara é diretora de criação do Estúdio TDuplo em parceria com seu irmão Law Tissot e responde pelos roteiros da produtora L32Filmes agência mundial de documentários parceira da ONU onde atua como roteirista do Programa de Educação Ambiental do Porto [10], ligado a Portos RS [11], dentro das condicionantes e ODS [12] ligadas a conservação e medidas de mitigação do meio ambiente

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Poemas para Orar (2013)
  • O cochilo das Palavras (2018)
  • O Marulho da Toninha (2021) [13]
  • Bia e Gui (2023)
  • As Histórias do Porto de Rio Grande (2023)

Referências