Usuário(a):Gatewayev910/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yara Internacional ASA
Ficheiro:Yara International (emblem).svg
Cotação OSE: YAR
Atividade Indústria Química
Fundação 1905
Fundador(es) Sam Eyde, Kristian Birkeland e Marcus Wallenberg
Sede Olso, Noruega
Locais Mundial
Empregados 9.759 (fim de 2013)
Produtos Fertilizantes,produtos nitrogenados e nitratos
Website oficial www.yara.com

A Yara International ASA (Yara) é uma empresa Norueguesa no ramo de produtos químicos. Seu maior foco é na produção de fertilizantes nitrogenados [1][2], mas também é ativa na produção de nitratos, ammonia, ureia, e outros produtos nitrogenados.

A empresa foi criada em 1905 como Norsk Hydro, e foi a primeira produtora de fertilizantes nitrogenados minerais no mundo. A mudança de nome para Yara International ASA se ocorreu em 25 de Março de 2004. A Yara é listada na Bolsa de Valores de Oslo, e sua sede também esta baseada em Oslo. A empresa conta com quase 10.000 empregados, 17 plantas de produção, operações em mais de 50 países, e com vendas para aproximadamente 150 países. [3]

Historia[editar | editar código-fonte]

A historia da Yara começou com a criação da empresa Norsk Hydro em 1905, fundada pelos industrialistas Sam Eyde, Kristian Birkeland, e Macus Wallenberg e família. Estes industrialistas inventaram um processo para a fixação direta de nitrogênio, chamada de processo Birkeland-Eyde, e a Norsk Hydro utilizava a maior usina hidroelétrica da Noruega para a produção de um fertilizante mineral nitrogenado usando esta tecnologia. Esse fertilizante mineral nitrogenado gerou um interesse global no setor agroindustrial por gerar altos rendimentos das lavouras na produção de de grãos.

Norsk Hydro manteve seu foco em pesquisas avançadas, desenvolvendo e diversificando seu portfólio de produtos de fertilizantes. Com uma grande reputação como produtor de fertilizantes minerais, a empresa aumentou o escopo de suas pesquisas em outras áreas de sinergias com a produção de fertilizantes nitrogenados, incluindo óleos e metais.

A primeira exportação da Norsk Hydro foi em 1913, com um carregamento de fertilizantes para a China. Nas décadas seguintes, a empresa desenvolveu seu acesso a outros mercados internacionais, necessitando-se de maior capacidade de produção do que tinha para atender as demandas de seus novos clientes. Em 1969, a empresa assinou sua primeira parceria para a construção de uma fábrica de produção de fertilizantes minerais nitrogenados, com o governo do Qatar. Essa parceria foi considerada estratégica pelo acesso de amplas reservas de gás natural (principal ingrediente de produção de fertilizantes nitrogenados) de baixo custo de extração no Qatar, e pela localização da região para acessar os mercados Europeus, Africanos, e Asiáticos.

Nos anos 70, a empresa já estava estabelecida na Europa, Ásia, Oriente Médio, e America do Norte. Esse foi um período de grande expansão da empresa com novas parcerias e aquisições, e já na década de 90, a empresa estava estabelecida na America do Sul e África.

Em 2004, a divisão Hydro Agri se separaou da Norsk Hydro e se tornou uma empresa independente chamada Yara International ASA, listada na bolsa de valores de Oslo em 25 de Março de 2005. A Yara é a líder mundial na produção de amônia, nitratos, produtos nitrogenados, e de fertilizantes NPK especializados.[4]

Liderança da Yara Internacional ASA[editar | editar código-fonte]

CEO:

  • Jørgen Ole Haslestad (2008-presente)
  • Thorleif Enger

Presidente e Chairman:

  • Leif Teksum (2014-presente). Substituiu Bernt Reitan após sua resignação em 14 de Abril de 2014.[5])
  • Bernt Reitan ( 2012-2014). Resignou do cargo em meio a acusações e investigações de corrupção nos Estados Unidos sobre a atuação de seu cargo prévio na ALCOA[6]) e na Noruega sobre transações com o governo da Líbia, Rússia, e Índia.[5])
  • Øivind Lund (2004-2012)


Yara Brasil Fertilizantes S.A.[editar | editar código-fonte]

A Yara Brasil Fertilizantes S.A. é a subsidiaria da Yara International ASA no Brasil, liderada pelo CEO Lair Hanzen.

A presença da Yara no Brasil começou em 1977, quando a Yara introduziu um escritório de vendas de fertilizantes importados no Rio de Janeiro. Sua presença se intensificou em 2000, quando a Yara adquiriu a empresa Adubos Trevo, que tinha um presença forte na distribuição de fertilizantes principalmente na região Sul do Brasil, e portanto a sede da empresa se estabeleceu em Porto Alegre. Em 2006, a Yara adquiriu a empresa Fertibrás, mas foi em 2013 que a Yara se posicionou como a maior empresa de fertilizantes no Brasil, com a aquisição da divisão de fertilizantes da Bunge, expandindo a presença da Yara nas regiões centrais e nortes do pais.

Hoje, a Yara esta presente no Brasil com 1 porto em Rio Grande, 2 fábricas de granulação, e 32 armazéns e plantas misturadoras.

  1. «Mergers in the fertiliser industry». The Economist. 18 February 2010. Consultado em 21 February 2010  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. Stigset, Marianne (15 July 2008). «Yara Quarterly Profit Gains Threefold; Buys Plant». Bloomberg. Consultado em 25 de março de 2009  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. Company overview http://www.yara.com/investor_relations/company_overview/index.aspx= Company overview Verifique valor |url= (ajuda)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. Yara Media Relations. March 2014 at a Glance(press release) http://www.yara.com/about/at_a_glance/index.aspx=Yara at a Glance(press release) Verifique valor |url= (ajuda)  Verifique data em: |data= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. a b - Reitan stands down as Yara chairman
  6. - Nei, valgkomiteen kjente ikke til saken