Usuário(a):Jorge Texx/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

|}

Catarina Matos (humorista)[editar | editar código-fonte]

Catarina Matos (Coimbra, 16 de Outubro de 1979) é atriz e a primeira mulher humorista portuguesa a fazer carreira no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Carlos Alves de Matos e Alice Coelho Matos, irmã de Carla Matos (Materialab, joalheria de autor), viveu os primeiros anos de vida na Mealhada, Bairrada. Estudou no Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Famalicão e estudou na Escola Secundária de Anadia. Durante um ano frequentou o curso de História na Universidade de Coimbra, de onde partiu para Lisboa, para se formar em Psicologia, no ISPA.

Publicidade[editar | editar código-fonte]

A morar em Lisboa e no seu ultimo ano de faculdade, foi captada para a agência de publicidade BBDO Portugal, em 2013, escolhida entre 400 alunos de todo o país para 9 vagas. Foi redatora das maiores agências de Portugal: BBDO Portugal, DDB Lisboa, McCann Erickson Portugal, Grand Union também como Social Media, e por ser bilingue também colaborou como copywriter externa na BBH London. (ver porfolio)

Humor[editar | editar código-fonte]

Depois de ter escrito roteiros para programas de humor para a SIC Radical e de ter uma conta de Twitter bastante relevante, Catarina e o seu marido Jorge Teixeira, publicitário, foram viver para São Paulo devido à crise que assolou o Mercado publicitário em 2013. Define-se como “Humorista portuguesa achada no Brasil” porque só nesse país subiu ao palco, pela primeira vez, no Teatro Folha em Higienópolis, a convite de Daniel Duncan onde atuou nessa noite de Seleção de Humor como open mic ao lado de Maurício Meirelles, Mhel Marrer, Daniel Duncan e Marcela Leal.

Também atuou como open mic no Bar Ao Vivo, em Moema, São Paulo com Rogério Vilela (Mundo Canibal), e Nando Viana. Concorreu ao Mic Aberto, do conceituado Kitch Club, onde foi selecionada pelo público para passar à final na terceira eliminatória.

Vários problemas e barreiras linguísticas e mesmo a necessidade de se aperfeiçoar em palco levou-a a fazer vários cursos de teatro, onde se estreou com textos da sua autoria. Após vários testes e a conselho de mestres e amigos, o seu texto de stand up é apresentado na íntegra em Português do Brasil, obtendo assim maior aceitação do material de humor, sem descurar os relatos sobre ser portuguesa. Em junho de 2014 mudou-se para Brasília onde atuou no Stand up Iguatemi como open mic graças a Edson Duavy, um dos pioneiros do stand up em Brasília e onde também subiram ao palco Ricardo Pipo (Melhores do Mundo), Daniel Duncan (roteirista do The Noite) e Victor Sarro (Rede Globo). Mais tarde, subiu aos palcos com a Companhia Setebelos, grupo de stand up muito aclamado em Brasília, onde atuou com Fabiano Cambota (Pedra Letícia). Participou no Festival Stand up Luziania com Hudson Ernandes, Santiago Mello e Fernando Sardinha e também na noite de Confraternização da Comédia, no Teatro Brasil 21.

Em Janeiro de 2014 foi a Portugal, onde atuou pela primeira vez no seu país, no Teatro Villaret, a convite de Rui Cruz e Paulo Almeida, onde foi convidada para o espetáculo Overdose.

Também atuou por várias vezes no Stand up do Ferreira, ao lado de nomes como Paulo Vieira (vencedor do Prémio Multishow), Rogério Morgado, Edson Duavy, Ed Rocha (Hipnólogo e Mc), Fernando Booyou e Emanuel Jr. Em Janeiro de 2014 , juntamente com Hudson Ernandez, Santiago Mello e Paullin Hoth formou o grupo Pouca Postura, que foi o primeiro grupo a levar a comédia stand up, pela primeira vez, a cidades como o Gama.

Enquanto viveu em Brasília foi a única mulher a fazer stand up.

Em maio de 2014 foi convidada dos Retirantes (Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela), Igor Guimarães e Thiago Ventura), em São Paulo, no Teatro Santo Agostinho.


Cursos e Oficinas[editar | editar código-fonte]


Entrevistas e Reportagens[editar | editar código-fonte]

Portfolios de Publicidade[editar | editar código-fonte]


Prémios[editar | editar código-fonte]

  • 2005 – menção honrosa no Cannes Lions Young Creatives’ Competition
  • 2007- 2 peças shortlist nos Jovens Criativos do Clube de Criativos de Portugal.
  • 2009 – Prata no Festival Internacional de Guerrilha Croquette Awards
  • 2011- Agência Criativa do Ano Prémios Sapo pela Grand Union
  • Finalista do Concurso Mic Aberto do Kitch Club, São Paulo