Usuário:Dacarpe/Deserção de Viktor Belenko (1)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deserção de Viktor Belenko
Sumário
Data 6 de Setembro de 1976 (1976-09-06)
Destino Aeroporto de Hakodate, Hokaido, Japão
Aeronave
Notas
Tenente Viktor Belenko desertou da URSS para os EUA voando seu avião MiG-25P até o Aeroporto de Hakodate em Hokkaido, Japão

A deserção de Viktor Belenko se deu em 6 de setembro de 1976, quando o Tenente Viktor Belenko do Soviética, as Forças de Defesa Aérea voou no seu Mikoyan-Gurevich MiG-25 P de perto de Vladivostok, no Extremo Leste da União Soviética para o Aeroporto de Hakodate em Hokkaido, Província do Japão.

Sua deserção para os Estados Unidos causou tensão entre o Japão e a URSS, especialmente depois de especialistas japoneses e americanos terem movido a aeronave para a Base Aérea de Hyakuri e  o terem desmontado. Ele foi devolvido para a URSS em caixas com algumas partes faltando. O exame da aeronave revelou aos EUA que, apesar de sua impressionante velocidade, o MiG-25 não era o super-caça que eles temiam.

A Viktor Belenko foi concedido asilo político nos EUA e posteriormente tornou-se um consultor militar no país. Ele também se tornou palestrante e empresário. Mais tarde, ele visitou Moscou em 1995.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Durante a Guerra Fria houve muitas deserções por pilotos e tripulações. Belenko não foi o único piloto a ter desertado da URSS desta maneira, nem foi ele o primeiro desertor do bloco Soviético. Além de pilotos desertarem por sua própria vontade, houve esforços do ocidente para incentivar deserções, começando com a Operação Moolah do EUA, que visaram incentivar os pilotos de MiG-15 na Coreia do Norte a desertarem. O Kuomintang governando Taiwan ofereceu ouro para pilotos desertores chineses, e a Operação Dinheirinho Rápido foi similar à Operação Moolah, embora destinada a incentivar a deserção de um piloto de MiG-21 no Vietnã do Norte. Operação Diamante foi uma operação Israelense semelhante a Operação Dinheirinho Rápido, e foi bem sucedida na deserção de um piloto iraquiano com seu MiG-21.

Em Março de e Maio de 1953, dois pilotos da Força Aérea polonesa voaram um MiG-15 para a Dinamarca. Mais tarde, em 1953, o piloto norte-coreano No Kum Sok voou no seu MiG-15 para uma base aérea Americana na Coreia do Sul; este MiG está em exposição permanente no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. Anos mais tarde um capitão soviético Aleksandr Zuyev voou seu MiG-29 para Trabzon, Turquia, em 20 de Maio de 1989.

O Voo[editar | editar código-fonte]

Base Aérea de Chuguyevka
Força de Defesa Áerea do Japão, F-4EJ do 302º Esquadrão

Em 6 de setembro de 1976, Belenko e vários outros pilotos de seu esquadrão da Força de Defesa Aérea Soviética partiram da base aérea de Chuguyevka a cerca de 300 km de Vladivostok em um vôo de treino. Belenko seguiu o plano de vôo na primeira guinada antes de descer rapidamente e sair para o mar.

At around 1:10pm Japanese radar detected Belenko’s plane and at around 1:20am two F-4EJ fighters of the 302nd Tactical Fighter Squadron took off from Chitose Air Base near Sapporo.

Referências[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Relações entre Japão e União Soviética]]