Usuário:Ruyferreira/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

RUY FERREIRA[editar | editar código-fonte]

Ruy Ferreira, (7 de dezembro de 1953) natural de Paracambi (nascido em Vassouras e registrado em Itaguaí), Estado do Rio de Janeiro - Brasil. É um professor universitário, pesquisador, escritor (romancista, contista, cronista e ensaísta) e militar.

ruy

VIDA PESSOAL[editar | editar código-fonte]

Ruy Ferreira é o filho mais velho do casal Ary Ferreira (pedreiro) e Lia Goulart Ferreira (tecelã), criado desde o nascimento na pacata cidade fabril de Paracambi/RJ, final da Baixada Fluminense. Brincava na Avenida dos Operários, onde morou toda a infância, jogava futebol no Brasil Industrial Esporte Clube – BIEC, seu clube de coração e adorava tomar banho na Cachoeira da Cascata.

Estudou o curso primário no Grupo Escolar Presidente Rodrigues Alves – GEPRA, realizou o Madureza Ginasial e, aprovado cursou o Ginasial na Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos – CNEG, na mesma cidade. Os pais mudaram-se para Nova Iguaçu/RJ, onde cursou parte do Curso Científico no Colégio Leopoldo Machado. A família retornou para Paracambi, onde concluiu o curso no Colégio Marechal Rondon. Aprovado no vestibular Cesgranrio para Medicina, foi impedido a cursar período integral pelo comando do quartel onde havia incorporado como soldado do Exército, optando então por cursar Engenharia Civil, na Fundação Educacional Rosemar Pimentel - FERP, em Barra do Piraí/RJ.

Antes de concluir a Engenharia foi transferido para Três Corações/MG e em seguida para Macaé/RJ, onde tentou concluir o curso de Técnico em Edificações, na Escola Técnica Federal de Campo dos Goitacazes. Mas, novamente transferido no trabalho, agora para Rondonópolis/MT, finalmente se formou em Licenciatura em Ciência, na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Transferido para Brasília, cursou o bacharelado em Administração de Sistemas de Informação, na União Educacional de Brasília - UNEB, na mesma cidade especializou-se em Análise de Sistemas, na ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Ao assumir a função de magistério se viu-se impelido a cursar o mestrado na UFMT e o doutoramento na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Ao incorporar no Exército, casou-se, teve três filhos e, em 2023, cinco netos.

No Exército cursou o Curso de Formação de Cabos, formando-se em Manipulador de Explosivos, no Quadro de Material Bélico, cursou também a Escola de Sargentos das Armas, onde formou-se em Artilharia. Frequentou o Curso de Aperfeiçoamento de Artilharia e especializou-se na Escola Nacional de Informações, em Operações de Informação.

Convidado pelo presidente do Superior Tribunal Militar para ser seu Assessor de Informática da Justiça Federal Militar, permaneceu no cargo por cinco anos e passando pelo mandato de três presidentes consecutivos. Quando então foi aprovado em concurso público de provas e títulos para professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, deixou a carreira de Administrador de TI e tomou posse em 1995 naquela universidade e ali permaneceu até a aposentadoria.

Desde a aposentadoria escreveu um romance, um livro de contos, uma coletânea de ensaios e outra de crônicas.

Residiu em várias cidades pelo Brasil: Paracambi/RJ, Nova Iguaçu/RJ, Seropédica/RJ, Três Corações/MG, Macaé/RJ, Rondonópolis/MT, Jundiaí/SP, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Paulínia/SP, Ubatuba/SP. Atualmente é morador de Maceió/AL.

OBRAS PUBLICADAS[editar | editar código-fonte]

Títulos Ano Estilo
Relatório da avaliação do rendimento escolar do ensino fundamental: a experiência de Primavera do Leste.

Pesquisou e publicou os resultados na Série Documental nº 35. Brasília/DF: INEP/MEC. ISSN 0104-6551

1999 Acadêmico
A internet como ambiente da educação à distância na formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado

defendida na Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT.

2000 Acadêmico
Interatividade Educativa em meios digitais: Uma visão pedagógica. Tese de Doutorado defendida na Faculdade de

Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP.

2008 Acadêmico
Escreveu um livro de crônicas publicadas em jornais brasileiros nominado de “Linha do Tempo”, Rondonópolis/MT: Editora do Jornal A Tribuna[1] - ISBN 978-85-913-9850-8 2012 Crônicas
Escreveu com SANTOS, D. A. S.; GIMENES, L. C. V.; PRIETCH, S. S.; PAZETO, T. A.; BALLONI, A. J. o Capítulo 3 - Avaliação

da gestão em sistemas e tecnologias de informação nos hospitais da microrregião de Rondonópolis/MT. In: Por que GESITI? Gestão de sistemas e tecnologias da informação em hospitais: panorama, tendências e perspectivas em saúde. Brasília. - ISBN 978-85-334-2135-6

2014 Acadêmico
Escreveu com OLIVEIRA, A. A. VALENTE, N. T. Z.; LEVY, S. N.; NERLING, M.; BALLONI, A. J.

Capítulo de integração - 25: análise da avaliação da gestão em sistemas e tecnologia de informação em hospitais no Brasil, Argentina, Eslováquia, México e Portugal. In: Por que GESITI? Gestão de sistemas e tecnologias da informação em hospitais: panorama, tendências e perspectivas em saúde. Brasília.[2] - ISBN 978-85-334-2135-6

2014 Acadêmico
Publicou um romance, em estilo ficção histórica: “Gilberto: o menino do Doi-Codi”. Ubatuba/SP. Fênix Projetos Editoriais[3] - ISBN 978-85-913985-1-5 2016 Ficção Histórica
Publicou o livro psicográfico “Escrevendo com os espíritos”. Ubatuba/SP. Fênix Projetos Editoriais - ISBN 978-85-913985-2-2 2017 Espiritismo
Publicou uma obra de contos com o título de “Ferreira de Tairetá: contos e outros causos”. Ubatuba/SP. Fênix Projetos Editoriais[4] - ISBN 978-65-00-01951-3 2020 Contos
Publicou uma coletânea de ensaios sob a Doutrina Espírita denominado como “Pensando Livre no Espiritismo”. Maceió/AL.

Fênix Projetos Editoriais - ISBN 978-65-00-70136-4

2023 Espiritismo
  1. https://www.atribunamt.com.br/geral/2012/08/professor-lanca-livro-digital-sobre-artigos/
  2. http://www.fatecc.com.br/ead-moodle/superiorsequencial/planejamentoestrategico-tecnologias.pdf
  3. https://www.atribunamt.com.br/geral/2017/05/professor-ruy-ferreira-lanca-romance-com-tema-polemico/
  4. https://livrariapublica.com.br/livros/ferreira-de-taireta-contos-e-outros-causos-ruy-ferreira/

TRAJETÓRIA NA ACADEMIA[editar | editar código-fonte]

É aposentado como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trocou mais de vinte anos de experiência na área de Gerência de Tecnologia da Informação (TI), no desenvolvimento e administração de Sistemas de Informação e de Banco de Dados pelo magistério superior, onde, além de lecionar, realizou pesquisas no campo da gestão de TI em hospitais, formação tecnológica de professores e Informática Educativa.

Atuou na Formação de Professores, tanto no ensino de graduação nas licenciaturas de Informática, Matemática, Pedagogia, Letras, Geografia e Biologia, como pós-graduação, inclusive na realização de pesquisa com ênfase no emprego de tecnologias educacionais na sala de aula, em especial empregando a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Paul D. Ausubel. Dedicou-se especialmente aos seguintes temas de pesquisa: Formação Tecnológica de Professores, Interatividade Educativa, Internet na Educação, Softwares Educativos, Tecnologias Educacionais e Educação à Distância, com várias publicações em periódicos sobre tais temas.

Lecionou as seguintes disciplinas em nível superior: Tecnologia Educacional, Processamento de Dados, Planejamento Estratégico de Sistemas de Informações, Banco de Dados, Linguagens de Programação para Banco de Dados, Projeto de Sistemas, Administração de Sistemas, Auditoria de Sistemas, Teoria Geral da Administração, Iniciação à Ciência da Computação, Informática Aplicada à Geografia, Sistemas de Informações Contábeis, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Fundamentos Teóricos da Computação, Tópicos Avançados de Computação Aplicada à Educação, Fundamentos da Computação, Tecnologia e Sociedade.

É membro do conselho editorial da Revista Educação Profissional: Ciência e Tecnologia do SENAC/DF e do periódico Revista de Exatas e Tecnologias - RETEC/MT. Consultor ad hoc do periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP, publicada pelo INEP/MEC/DF. Colaborador ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACE/PE e da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto – FIPASE. É Avaliador Institucional, de EAD e de Cursos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, desde 1998.

Criador e editor voluntário do Guia de Tecnologia Educacional, desde 2001. Planejou e implantou laboratórios de Informática na Rede Municipal Escolar, de Primavera do Leste/MT, em 1997. Fundador da UFMT Virtual, UNIVIR/CO e UNIREDE. Colaborador ad hoc da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso para a elaboração do Plano Quinquenal de Educação e Proposta Curricular para o Ensino Médio de Mato Grosso. Planejou e implantou o Projeto de Inclusão Digital de Crianças, Jovens e Adultos, Ubatuba/SP, numa parceria com a Fundação Itaú Cultural.

MATERIAL DIDÁTICO QUE PRODUZIU[editar | editar código-fonte]

Métodos e técnicas de pesquisa em Educação - parte 5. A Revisão da Literatura. UFMT Virtual. ICEN/CUR/UFMT. 2010.
Conceitos Gerais na Pesquisas de Informática. Manuais, Projetos. Métodos de Pesquisa. UFMT Virtual. ICEN/CUR/UFMT. 2010.
O que é pesquisa científica. Manuais, Projetos, Pesquisas de Informática. Métodos de Pesquisa. UFMT Virtual. ICEN/CUR/UFMT. 2010.
Etiquetas e Métodos de Investigação na Educação. Métodos de Pesquisa. UFMT Virtual. ICEN/CUR/UFMT. 2010.
Breve histórico dos computadores. UFMT Virtual. ICEN/CUR/UFMT. 2010.

MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL[editar | editar código-fonte]

Entrevistado com Andréia Petry Sarmento e José Manoel Moran pelo Jornal da PUC-Campinas, sob o título: - O professor e as novas tecnologias. (Campinas/SP, p.06 - 06, 2009)
Entrevistado com João Luís de Almeida Machado pela Conexão Professor RJ, com matéria entitulada: - Tecnologia na Educação. (Rio de Janeiro/RJ, p.01 - 08, 2009)

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS NÃO ESPECIALIZADAS[editar | editar código-fonte]

Universidade e Mercado. NOTÍCIAS DA AGB. NÚMERO 6 de 10/SET/2001, Diretoria Nacional da Associação dos Geógrafo Brasileiros – AGB. 2001. Também publicado no Jornal da Ciência E-mail, de 07/AGO/2001.
O papel da tecnologia para a educação. Revista Vida & Educação. (Fortaleza/CE: Ed. Brasil Tropical, 2010. Ano 6, nº 27, p. 13-14)
É assustador! Revista Litera Livre. (Ano 1, Edição 4, julho de 2017, p. 45.)