Usuário Discussão:Beremiz/2008/Setembro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmo 19: 1)
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem". (Efésios 4: 29)

Sobre o meu comentário...[editar código-fonte]

...em desnomeações de André Koehne

Olá Egidiofc.

Eu fiz um comentário em Desnomeações/André Koehne/2 que eu sei que não foi muito claro. Procuro dentro do possível fazer críticas sem visar a alguém. Porém já a algum tempo tem um grupinho que causa estresse desnecessário, e eu usei a desnomeação para me expressar. Abraços.--OS2Warp msg 17h42min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

Está bom sim, mas...[editar código-fonte]

Assim fica um pouquinho melhor! Haha

Beijo, Béria Lima Msg 18h34min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

De Flávia...[editar código-fonte]

FláviaC Discussão 23h01min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

Egídio, não gostaria de dar mais dados pessoais, que os que estão na minha página. Poderia inventar qualquer um para lhe responder, mas prefiro não mentir. Sorry! Tristeza FláviaC Discussão 00h16min de 3 de Setembro de 2008 (UTC)

Novo Wikiprojeto[editar código-fonte]

¡Hola!, Beremiz/2008/Setembro, receba as nossas boas-vindas.


¡Hola!

Vim te fazer um convite!

O Wikiprojeto Língua Espanhola é um projeto recém-criado da Wikipédia Lusófona e tem como objetivo principal aumentar e melhorar o número de artigos e a qualidade dos artigos sobre a Língua Espanhola e a literatura hispânica.

Como vi que você fala a língua e vim te convidar para participar do Wikiprojeto.Qualquer dúvida pode falar comigo!

Muchas gracias, {{{1}}}


Tosão (discussão) 21h42min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

Caro amigo.

O cogumelo Agaricus blazei Murill (ou Agaricus brasiliensis S. Wasser) , nativo do sudeste do Brasil, é conhecido popularmente por cogumelo-da-vida, cogumelo-do-milagre, cogumelo-piedade, cogumelo-medicinal ou cogumelo-do-sol.

Este cogumelo cresce naturalmente em regiões quentes e úmidas, temperatura entre 20 e 30°C e umidade do ar entre 85 e 90%. Sua fonte de energia é obtida através da degradação de matérias orgânicos ricos em lignina e celulose, daí ser cultivado, no Brasil , em palhas de gramíneas compostadas e pasteurizadas , mantidos em condições controladas de umidade e temperatura. Desconheço a forma de cultivo não comercial.

Por ser rico em polissacarídeos estimula o sistema imunológico, aumentando o mecanismo de defesa natural do organismo contra agentes infecciosos , inclusive contra o câncer. Estes estudos foram apresentados na convenção da Associação de Oncologia realizada no Japão em 1980. No Brasil, estudos preliminares realizados na UNESP de Botucatu e Universidade Federal de Londrina levam para os mesmos resultados positivos para o organismo humano.

Este cogumelo foi descoberto na cidade Piedade, interior de São Paulo, onde os pesquisadores verificaram que o baixo índice de doenças e um desproporcional índice de longevidade da população era devido a ingestão deste fungo.

É vendido na forma de comprimidos, cápsulas e 'in natura' desidratado.

Um abraço. NH (discussão) 15h57min de 10 de Setembro de 2008 (UTC)

O Agaricus blazei obtem sua fonte de energia a partir de substânciass lignocelulósicas, não se reproduz e não se desenvolve dependendo de açúcar ( mesmo sendo mascavo). Porém, muitas pessoas preferem produzir um xarope com este cogumelo, que é vendido desidratado e sem gosto, hidratando-o e adicionando açúcar (natureba prefere o mascavo e, muitos, o mel).

Talvez o amigo esteja confundindo o Agaricus com o Cogumelo tibetano, um consórcio microbiano de fungos e bacterias ou com associações simbióticas de mesma natureza, como Kumish e o Cogumelo kombucha, que se reproduzem e desenvolvem em meios sacarídeos como açucar, leite, mel, de grande uso em medicina popular. No Brasil é muito comum esta confusão, como demonstra a Revista Brasileira de Farmacognosia.

Se não for isto e o amigo descobrir alguma coisa em contrário, por favor, quero conhecer a verdade.

Dezenas de especialistas estudam as propriedades fitoterapicas dos cogumelos e fungos. Na resposta acima lembrei apenas de duas, porem muitas disponibilizam sites em relação ao assunto:

Lamento não poder ajudar muito. Só posso de dizer, de certeza, que o Agaricus blazei não tem como meio de reprodução e desenvolvimento qualquer forma de açucar.

Um abraço de quem o considera. NH (discussão) 00h03min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Remanejamento pro meu arquivo[editar código-fonte]

Salve Sr Egídio! Obrigado por remanejar. Ando bastante relapso com a organização de minha página de discussões. Forte abraço --Mago® (discussão) 15h12min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Cogumelo e remanejamento[editar código-fonte]

Olá, meu caro. Tudo que vier pra ajudar, é claro, não me importo e sim agradeço. Hehehe. Quanto ao cogumelo, eu sou adepto daquela frase: "Alguns cogumentos são comestíveis, outros só uma vez". Nada sei sobre eles e até evito comê-los por um certo "nojo". Forte abraço. --Mago® (discussão) 17h13min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

  • Olá, meu caro! Como você disse que o tal cogumelo tem todos esses atributos, vou sim dar uma pesquisada a respeito, uma vez que sou vegetariano. Micronutrientes nunca é de mais. Abração. --Mago® (discussão) 18h54min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Salve meu caro. Eu sigo esta dieta acima. Leite e derivados (pizza, lasanha, etc), ovos, leite, etc. Uma dieta sem os derivados do leite significaria alto risco para minha saúde, tendo em vista a baixa disponibilidade que eu teria para aminoácidos essenciais e da própria vitamina B12. Ser mto radical implicaria em um cuidado extremo com minha alimentação e talvez uma cozinheira particular. Como não tenho mto tempo, optei por esta dieta que penso ser a mais equilibrada. Os motivos foram desde o medo da carne (toxinas, hormônios, substâncias nocivas) até a questão emocional e, é claro, o bem estar. Estou ovolactovegetariano desde Abril de 2006. Costumo dizer que "estou". Já recebi piadas das mais diversas por isso, coisas do tipo: "Leandro, estou pensando em deixar de ser carnívoro, serei onívoro!". Evito verduras, concentro-me mais nos legumes. Produtos artificiais, desde que não tenham carne ou nenhum tipo de carne (incluindo peixes). Ah! Outra piada era acerca dos "frutos do mar", pois são frutos (rindo). Estes também não como. Quanto a adesão da família, negativo. Minha esposa come carne normalmente. As vezes vou ao churrasco familiar e me colocam de castigo para virar a carne. Modéstia a parte sou um ótimo churrasqueiro! Quanto ao reino dos fungos, o único que me dá gosto (e que gosto) é o Penicillium roqueforti, que deliciosamente preenche o queijo gorgonzola. Outros fungos, comemos/bebemos principalmente sem saber. O medo de quem faz este tipo de dieta é ter deficiência de ferro ou absorção de micronutrientes. Até agora estou 100%. Dizem que os primeiros sintomas ruins começam a aparecer após os 2 anos se a pessoa não tem uma dieta mto variada. Eu costumo comer de tudo e, de 6 em 6 meses, tomo da farmácia os complexos de vitamina B (que inclui o B12). Neste caso, não me importo mto se foram extraídos de uma vaquinha ou sintetizado. Melhor não ser totalmente radical. Aaah! Evito gelatina por uma questão emocional também. Forte abraço --Mago® (discussão) 22h50min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Comunico a um dos poucos wikipedistas que respeito [bota pouco nisso] que estou abandonando o projeto como editor e esplanadista. Porém, estarei sempre a sua disposição em minha página de discussão. Obrigado pela sua consideração especial comigo, respeito que lhe devoto por ser um wikipedista exemplar. Um abraço. NH (discussão) 05h31min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá Egídio,

Vejo que você já é um editor com bastante experiência, por isso serei um pouco mais direto, por favor não entenda como falta de educação...

Não seria melhor nos artigos que acabou de criar, que colocasse a possibilidade de confusão do nome em uma página de desambiguação? Não vejo como algo bom colocar a informação sobre essa possibilidade na própria introdução do artigo... sempre vi e sempre achei muito bom o aviso {{desambiguação}} no início dos artigos, fora do conteúdo real... Concorda? Kleiner msg 15h43min de 14 de Setembro de 2008 (UTC)

Egídio,

Uma Desambiguação é nada mais que uma lista; serve somente como meio de relacionar os verbetes existentes (ou que devam existir) sobre um tema - e direcionando o consulente para as páginas relacionadas. Assim, não deve ter links para outros verbetes, nem estender-se em definições que o leitor irá encontrar noutras fontes - a exemplo do link pro wikcionário, que colocaste (razão pela qual fiz o "enxugamento")...

E, claro, não estou ainda de volta — apenas sobra-me, volta e meia, algum tempinho e caio aqui...

Abraços, André Koehne ¿Digaê 13h23min de 15 de Setembro de 2008 (UTC)

Tentativa de consenso...[editar código-fonte]

...sobre adoção do AO: Obrigado pela participação!

Terminou ontem a tentativa de consenso sobre a adoção faseada das normas do Acordo Ortográfico na WP-pt.

Queria agradecer a sua participação e convidá-lo a ler as conclusões da discussão e a proposta final aprovada. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 15h54min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Retirou-se de de vez? Ou lerá esta mensagem? Preciso lhe falar. Chicosombracao (discussão)

Perdão por insistir...[editar código-fonte]

Entendo perfeitamente seus motivos querido e peço perdão pela inevitável insistência, mas você é um poeta cantador nordestino residente em Boa Vista? Apenas para que eu não faça confusão. Mas enfim, o que na verdade gostaria de saber é se poderíamos, mesmo com seu afastamento, apenas conversar, nenhum assunto específico, se isso é claro não ferir qualquer regra da Wikipédia, estou precisando muito manter contato, sei que cada um tem seus próprios dramas pessoais, mas muitas vezes estes são parecidos. Terei de escrever muitas receitas de bolo como esta, peço sua compreensão. Um apelo ao verdadeiro espírito de construção que tanto me comoveu e que sei; ainda está nesta morada. Chicosombracao (discussão) 15h41min de 17 de Setembro de 2008 (UTC)