Valor real versus nominal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A distinção entre valor real e valor nominal ocorre em muitos campos. Do ponto de vista filosófico, o valor nominal representa uma condição aceita, que é uma meta ou uma aproximação, em oposição ao valor real, que está sempre presente.

Medição[editar | editar código-fonte]

No setor fabril, um tamanho nominal ou comercial é um tamanho "apenas no nome" usado para identificação.[1] O tamanho nominal pode não corresponder a nenhuma dimensão do produto, mas dentro do domínio desse produto, o tamanho nominal pode corresponder a um grande número de dimensões e tolerâncias altamente padronizadas.

Ao considerar a tolerância de engenharia entre um eixo (ou parafuso) passando por um orifício em alguma outra parte (como uma porca), ambos o eixo (ou parafuso) têm o mesmo tamanho nominal (também chamado de tamanho básico),[2][3][4] mas todos os orifícios são fisicamente maiores e todos os eixos são fisicamente menores, de modo que qualquer eixo (ou parafuso) de um determinado tamanho nominal pode caber em qualquer orifício do mesmo tamanho nominal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. R. K. Rajputpage A textbook of manufacturing technology: (manufacturing processes), Firewall Media, 2008 ISBN 81-318-0244-2 page 705
  2. Coban Engineering. "Tolerancing Definitions".
  3. Bryan R. Fischer. "Mechanical Tolerance Stackup and Analysis, Second Edition". 2011 p. 410.
  4. Bruce J. Black, "Workshop Processes, Practices and Materials". 2015. p. 70.
Ícone de esboço Este artigo sobre metrologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.