Vamba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estátua de Vamba em Madrid (A. Carnicero, 1750-53).

Vamba ou Wamba (?—687) foi o último grande rei dos Visigodos, deposto por perfídia quando lhe deram a beber um hipnótico que o levou a crer que a sua morte estava iminente.

A "Divisão de Wamba" ou, em latim, Divisio Wambae, é um documento medieval que descrevia as dioceses visigóticas da Península Ibérica. No entanto o referido documento é considerado uma falsificação.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Existem várias teorias sobre o local de nascimento do Rei Vamba. As que defendem que este ocorreu no que é hoje o território português propõem que Vamba terá nascido em Penamacor ou na localidade próxima de Egitânia, hoje Idanha-a-Velha. A alguns quilómetros, em Vila Velha de Ródão, encontra-se um castelo atribuído a este rei, conhecido como Castelo do Rei Wamba.

Precedido por
Recesvinto
Rei visigodo da Hispânia
672680
Sucedido por
Ervígio


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História da península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.