Van Rensselaer Potter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Van Rensselaer Potter
Bioquímica
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Nascimento 27 de agosto de 1911
Morte 6 de setembro de 2001 (90 anos)
Atividade
Campo(s) Bioquímica
Prêmio(s) Prêmio Pfizer de Química de Enzimas (1947)

Van Rensselaer Potter (27 de agosto de 19116 de setembro de 2001) foi um bioquímico americano, e pesquisador na área de oncologia.

Sua experiência com pacientes oncológicos o fez propor o surgimento de um novo conceito interdisciplinar, o qual correlaciona ética e ciência, o qual denominou de bioética. Potter tenta estabelecer um diálogo entre a ciência da vida e a sabedoria prática, ou seja, entre o Bios e o Ethos, criando desta forma a bioética. Seu livro Bioética:Ponte para o Futuro é o primeiro livro abordando este dialogo, e o marco inicial da bioética.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Potter recebeu o título de bacharel em ciências pela Universidade de Dakota do Sul em 1933, com posterior especialização em química e biologia. Em 1935 chegou ao Wisconsin Alumni Research Fundation (WARF), setor de investigação e pesquisas da Universidade de Wisconsin, na cidade de Madison. Posteriormente conclui o doutorado em bioquímica e estagiou após isso na Suécia e Inglaterra. No seu retorno aos Estados Unidos, trabalha no laboratório McArdle com o Dr. Harold Rusch. Em 1947 alcança a cátedra de bioquímica.

Foi presidente da Sociedade Americana de Biologia Celular em 1964 e presidente da Associação Americana para Investigação contra o Câncer em 1974. Também foi membro da Academia Americana de Artes e Ciências, da Academia Nacional de Ciências e da Associação Americana para o Progresso da Ciência.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Bioética:Ponte para o Futuro (1971)
  • Bioética Global: Construindo no Legado de Leopold (1988)

Notas e referências

  1. Van Rensselaer Potter, Ph.D. University of Wisconsin
  • SCHRAMM,FR. Uma breve genealogia da bioética em companhia de Van Rensselaer Potter. Revista Bioethikós, 2011;5(3):302-308.
  • PESSINI,L. As origens da bioética:do credo bioético de Potter ao imperativo bioético de Fritz Jahr.Revista Bioethikós, 2013; 21

(1):9-19.