Vanimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vanimo é um município e a capital da província de Sandaun, no noroeste da Papua-Nova Guiné. Segundo censo de 2011, tinha 13 970 habitantes.[1]

Ele está localizado em uma península perto da fronteira com a Indonésia .

Vanimo
[[Imagem:
Vista aérea
Vanimo está localizado em: Papua-Nova Guiné
Vanimo
Localização de Vanimo em Papua-Nova Guiné
|250 px|centro|]]
Localização
Coordenadas 2° 40' S 141° 17' E
País Papua-Nova Guiné
Província Sandaun
Características geográficas
Área total 10,42 km²
População total (2011) [1] 13,970 hab.
Densidade 1,341 hab./km²
Altitude 3 m
Fuso horário UTC+10
Aldeia perto de Vanimo

História[editar | editar código-fonte]

Em 1967, Vanimo se tornou a capital da posterior província de Sandaun, então West Sepik. Os primeiros vestígios de povoamento podem ser encontrados a oeste de Vanimo. Sua história pode ser rastreada há mais de 10.000 anos. Há pelo menos 250 anos, Vanimo mantinha laços econômicos com as ilhas Molucas e Seram. O porto de Vanimo foi usado como ponto de desembarque para expedições comerciais de príncipes e sultões indonésios. Eles enviaram expedições para o interior para obter as cobiçadas penas da Ave-do-paraíso. Essas expedições de caça e comércio continuaram até o início do século XX. Em 1827, o francês Jules Dumont d'Urville tentou pousar em Vanimo, mas foi atacado por 20 canoas. Em 1885, Otto Finsch, que nomeou o porto de Finschhafen, desembarcou lá.. Em 1900, os alemães fundaram um entreposto comercial no porto de Vanimo, que na época era chamado de porto de ataque após o episódio com Dumont d'Urville.

Em anos anteriores, eles recrutaram trabalhadores de Plantations na área, e realizaram várias expedições nas proximidades. Mais tarde, a baía tornou-se parte da Nova Guiné Alemã. Nada se sabe sobre o uso da baía como porto ou dos terrenos ao redor para plantações neste momento.

De 1927 a 1936, o governo colonial australiano manteve uma pequena delegacia de polícia em Vanimo. Em 1936, a Estação Missionária Católica também foi estabelecida. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade tornou-se um importante ponto de desembarque do Exército Imperial Japonês, após as organizações australianas e católicas se retiraram uma após a outra. Depois da guerra, quando os missionários cristãos voltaram, o cristianismo tinha uma posição firme.

Religião[editar | editar código-fonte]

Cerca de um terço dos residentes de Vanimo são membros da Igreja Católica Romana .

Economia e Turismo[editar | editar código-fonte]

Vanimo é um pequeno município cuja economia se baseia na indústria madeireira. A empresa madeireira Vanimo Forest Products é o principal empregador, e é governada por uma empresa da Malásia, Rimbunan Hijau, que está desmatando grandes áreas no interior de Vanimo.

Há um aeroporto em Vanimo, Aeroporto de Vanimo .

Vanimo também é um destino de surf . Tem a reputação de ter as ondas mais consistentes da Papua Nova Guiné. A temporada de surfe começa em outubro e vai até o final de abril.

Há boas praias de surfe em Lido, pequena vila fora de Vanimo.

A costa entre Vanimo e a fronteira com a Indonésia está repleta de inúmeras praias fantásticas, lagoas e vilas pitorescas. A própria cidade tem belas praias de areia branca.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Papua New Guinea». City Population