Vestas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vestas
Fundação 1945
Sede Dinamarca
Empregados 15000
Produtos Aerogeradores
Página oficial www.vestas.com
Foto de aerogerador da Vestas na Serra do Barroso em Portugal

A Vestas é uma empresa dinamarquesa com actuação no ramo da energia eólica. Dedica-se ao desenvolvimento, manufactura, venda e manutenção de aerogeradores.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1945 sobre o nome Vestjysk STålteknik A/S, a Vestas iniciou a sua actividade no ramo de applicações para uso doméstico, tendo progredido para o fabrico de equipamento para uso agrícola em 1950, intercoolers em 1956, guindastes hidráulicos em 1968 e em 1979 para o fabrico de aerogeradores. Actualmente a Vestas a maior empresa mundial no fabrico de aerogeradores está cotada na Bolsa de Valores de Copenhaga e dispõe de equipamentos instalados nos seis continentes.

Actividades[editar | editar código-fonte]

Actualmente a Vestas dispõe de um portfólio de aerogeradores com potências entre 850 kW e 7 MW e de vários sistemas de SCADA para controlo remoto.

Todos os aerogeradores funcionam com o recorrendo a um gerador assincrono (a velocidade no rotor é inferior à velocidade no gerador), sendo para tal necessária a utilização de uma caixa de velocidades.

Alguns parques eólicos estão instalados no mar (offshore), sendo que nenhum se encontra em Portugal. Dominantemente a Vestas está presente, em Portugal, nas zona centro do país com grande expressão na Pampilhosa da Serra com 216 MW instalados até início de 2009.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vestas