Victor Frond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jean-Victor Frond (Montfaucon, França 1821 - Varredes, França 1881), fotógrafo e pintor francês, possuiu um estúdio no Rio de Janeiro entre os anos de 1858 e 1862.



Victor Frond

O francês Jean Victor Frond (1821/1881) foi o primeiro fotógrafo a desenvolver projeto de mapear e documentar o Brasil através da fotografia, com este objetivo manteve aberto um estúdio na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1858 e 1862. De seu projeto resultou o primeiro livro de fotografia (sob temas brasileiros) do Brasil: Brésil Pittoresque (Brazil pittoresco). Em grande parte foram as imagens de Frond que consagraram o Pão de Açúcar e os Arcos da Carioca.

Em 1860 foi contratado, a peso de ouro -segundo a oposição, para reportar a presença de colonos europeus (suíços) em solo brasileiro, mais precisamente no Espírito Santo. De sua viagem resultaram 16 imagens -segundo pesquisas recentes para a publicação do livro Viagem à província do Espírito Santo, do barão Johann Jakob Von Tschudi, nomeado ministro plenipotenciário, pelo governo suíço em 1860.