Vime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Vime (do latim vimen) é um material utilizado desde tempos primitivos, originalmente oriundo de varas moles e flexíveis do vimeiro e que passou a designar qualquer matéria-prima de origem vegetal com tais características e que, trançado, possui diversos usos, principalmente na manufatura de cestos e móveis.

Materiais[editar | editar código-fonte]

Além da vimeira original, são usados outros materiais bastante comuns como algumas gramíneas, como canas e bambus. São usados galhos, ou mesmo o tronco principal, desde que fino e flexível.

Sua composição parece delicada, mas é robusta, tornando-se numa opção de matéria-prima barata e de fácil obtenção.

Trançado[editar | editar código-fonte]

O vime é alvo de uma tessitura que, adquirindo firmeza, possui grande resistência e durabilidade.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Na Antiguidade alguns escudos chegaram a utilizar este material, como no batalhão persa dos Imortais. Referências documentais dão conta de sua existência no Antigo Egipto e seu uso é sugerido como tendo se expandido na Idade do Ferro, com grande influência no desenvolvimento da arte Céltica.

O vime esteve presente nos primeiros protótipos de balões e aviões, por seu baixo peso e resistência; nos balões, até em tempos atuais, é um dos materias com os quais são confeccionados os cestos em que seguem os passageiros.

Nos tempos modernos sua estética foi influenciada fortemente pelo Movimento de Artes e Ofícios, do final do Século XX.

O registro mais antigo na América de artefato de vime é o de Heywood-Wakefield, em Gardner, Massachusetts. Os artefatos antigos em vime são bastante valorizados, pelos colecionadores.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vime
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.