Vinho seco (Madeira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O vinho seco é um tipo de vinho elaborado a partir de uvas de casta Americana, sendo muito consumido na Região Autónoma da Madeira. Este vinho é geralmente considerado de má qualidade pelos enólogos e apresenta resultados nefastos para a saúde.

O vinho seco não deve ser confundido com os vinhos Madeira meio secos e secos.

Origem[editar | editar código-fonte]

Devido às doenças que no século XIX devastaram grande parte da produção de uvas de castas Europeias na Madeira, foram introduzidas nos meados desse século castas de uva Americana como a Isabel, mais resistentes às doenças, para porta de enxerto, tornando assim a própria produção de uvas de castas Europeias menos susceptíveis a doenças.

No entanto, devido à grande resistência destas castas Americanas e à sua grande produtividade, apareceu a produção destas (sem serem enxertadas) e consequentemente do vinho seco, vinho este que rapidamente ganhou mercado junto da população, principalmente devido ao seu valor comercial mais baixo.

Características[editar | editar código-fonte]

O vinho seco apresenta um fim de boca curto, altos níveis de acidez com álcoois de elevado nível tóxico, um acentuado aroma frutado, uma cor violeta púrpura intensa e um volume de álcool relativamente baixo (entre 7% e 11%). Este teor alcoólico relativamente baixo não permite um bom envelhecimento do vinho, sendo este portanto consumido no próprio ano.

Estas características fazem com que o vinho seco seja classificado de má qualidade.

Consumo e comercialização[editar | editar código-fonte]

A comercialização do vinho seco é interdita pela União Europeia devido aos efeitos nefastos na saúde provocados pelo seu consumo. No entanto, este é amplamente consumido na Região Autónoma da Madeira, estando intrinsecamente ligado aos arraiais e outras festividades populares, sendo também consumido em casa e ainda bebida de eleição nas tascas e tabernas Madeirenses.

O vinho seco tende a ser vendido aos comerciantes em garrafões e é consumido puro ou misturado com laranjada (traçado). Com as refeições é por tradição usado para acompanhar a espetada e outras iguarias madeirenses.

Efeitos na saúde[editar | editar código-fonte]

O vinho seco contém a presença de malvina, o composto que proporciona o característico tom violeta púrpuro e causa efeitos prejudiciais no sistema nervoso. Devido à película das castas utilizadas serem muito ricas em pectina, o vinho seco apresenta concentrações de metanol cerca de 100 vezes superiores às permitidas pelas leis Comunitárias da União Europeia. Estas concentrações de metanol causam graves danos na visão.

Devido à interdição de comercialização do vinho seco pela União Europeia, este não pode ser distribuído fora da Região Autónoma da Madeira.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]