Visual FoxPro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Microsoft Visual FoxPro é uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações Windows para o desktop centradas em bases de dados, bem como front-end para sistemas cliente-servidor.

Características[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Visual FoxPro é uma ferramenta orientada a objectos e eventos, possui um motor que a torna um dos produtos mais rápidos no acesso a bases de dados nativas, graças a sua exclusiva tecnologia Rushmore.

Oferecendo suporte para consultas remotas, SQL Pass-Through e destaca-se como uma excelente ferramenta para desenvolvimento de componentes COM+ para middle-tier (camada de regra de negócio) para acesso a qualquer base de dados corporativa, através do seu Universal Data Access, que se utilizando da classe de objecto CursorAdapter provê, além do acesso nativo ao sua base de dados própria (DBC), o acesso a XML, Microsoft SQL Server 2000 e fontes de dados baseadas em ODBC e OLE DB.

Excelente integração com a plataforma .Net, possui um grande número de funções nativas e exclusivas para tratamento de documentos XML e XML Web Services, permitindo o uso de XML hierárquicos e suporte a esquemas XSD.

Através de Componentes COM, pode interagir facilmente com outras aplicações, incluindo Office, Microsoft Visual Studio e tecnologias Active Server Pages (ASP), pois com o seu suporte nativo a Serviços COM+, o Visual FoxPro pode criar facilmente componentes altamente escaláveis para aplicações de três camadas.

Não haverá uma nova versão do Visual FoxPro[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Visual FoxPro está actualmente na versão 9.0 SP2. Em março de 2007 foi anunciado no Visual FoxPro Developer Center[1] que não haverá uma versão 10 deste produto. O VFP 9.0 continuará a ser suportado até 2015, conforme a política de Ciclo de Vida da Microsoft.[2]

Simultâneamente a Microsoft anunciou que estaria liberando gratuitamente o trabalho já completado do Sedna, que tem como objectivo aumentar a integração do Visual FoxPro com outros produtos e tecnologias, através do portal Codeplex.[3]

Este fato junto com a maneira com que o produto evoluiu desagradando a maior parte da base de usuários, se faz necessário procurar alternativas como o Harbour que está adicionando camadas de compatibilidade com o FoxPro.

Popularidade[editar | editar código-fonte]

O índice TIOBE Programming Community Index [4] de junho de 2006 apresentou o Microsoft Visual FoxPro na 12ª posição no ranking de popularidade de linguagens de programação. Em julho de 2008, o mesmo índice listava FoxPro/xBase na 23ª posição do ranking (Microsoft Visual FoxPro não é listado), passando à 27ª posição em setembro de 2008.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.