Vitosha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sofia-vitosha-kempinski.jpg

O Maciço Vitosha, está localizado próximo a Sofia, capital da Bulgária. Alcança 2.290m de altitude. Vitosha é um dos símbolos da cidade e o lugar mais próximo para alpinismo e esqui. Linhas de ônibus tornam a montanha facilmente acessível. Vitosha tem os esboços de uma catedral enorme. O território da montanha inclui o Parque Nacional Vitosha, o parque nacional mais antigo dos Balcãs, e que abrange as partes mais freqüentemente visitadas.

A montanha emergiu em conseqüência de uma atividade vulcânica e foi subseqüentemente moldada pelo dobramento lento das camadas de rocha de granito e por uma série de elevações graduais da área. Vitosha é separada em quatro áreas principais cujos cumes convergem para uma coroa conhecida como "Cume Preto" (Cherni Vrah). Este é o ponto mais elevado da montanha com 2.290 m e é um dos 10 picos de Vitosha com mais de 2.000 m de altura.

Estação meteorológica no Cume Preto

Uma estação meteorológica foi construída no alto em 1935, e ainda está sendo operada. A estação também serve como um abrigo do descanso para hikers e é a matriz para a equipe de salvamento da montanha. Os originais históricos mostram que a montanha de Vitosha há diversos séculos, estêve coberta ainda pelo vestígios “Magna Silva Bulgarica inacessível”. Hoje, as florestas coníferas naturais de Vitosha remanescem somente na reserva Bistrishko Branishte e em torno de Zlatnite Mostove (as Pontes Douradas). As Pontes Douradas são um fenômeno surpreendente cponhecid como o rio de pedra e consistem em uma fita dos pedregulhos enormes que funcionam abaixo a montanha. Este ponto fica situado ao longo do rio de Vladayska em uma área de floresta. Entretanto, este é somente um dos oito rios de pedra encontrados em Vitosha que foram os moraines de geleiras antigas. Sua formação mais adicional ocorreu devido à erosão esférica das rochas do sienite e seu movimento gradual flui para baixo pelos vales pelas forças da gravidade, e pelas águas moventes.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Um rio de pedra na Vitosha

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vitosha