Volumetria de precipitação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Volumetria de precipitação (encontrada algumas vezes como preciptação), ou titulação por precipitação, é o método da volumetria no qual se utiliza substâncias químicas que reagem entre si e formam duas fases uma liquida e outra sólida e insolúvel no meio reagente (normalmente, água), um precipitado, com isso é possível determinar quantitativamente o produto da reação, bem como, qualitativamente quando se analisa as fases separadamente.

Um exemplo clássico é a reação entre os íons Ag+ e Cl- para formar o sal muito insolúvel AgCl. Isto normalmente torna mais difícil determinar o ponto final da titulação precisamente. Como resultado, as titulações por precipitação frequentemente tem de ser feitas como ou com titulações secundárias, que determinem outros compostos produzidos ou produzíveis durante a reação.

Métodos[editar | editar código-fonte]

Existem os métodos diretos e os indiretos:

Métodos diretos:

  1. Método de Mohr
  2. Método de Fajans

Método indireto:

  1. Método de Volhard


Referências[editar | editar código-fonte]

  • BASSETT, J.; DENNEY, R. C.; JEFFERY, G. H. & MENDHAN, J., VOGEL Análise inorgânica quantitativa,., Editora Guanabara S.A., Rio de Janeiro, 1992.
  • OHLWEILER, O. A., Química analítica quantitativa, 3a ed., Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1982, vol. 1 e vol. 2.
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.