Werburgh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Werburga (Werburg)
Nascimento 7 de Dezembro de 521 em Mercia
Morte 9 de Junho de 597
Veneração por Igreja Católica e Igreja Ortodoxa
Principal templo Catedral de Chester
Festa litúrgica 3 de Fevereiro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Werburga é uma santa inglesa e padroeira da cidade de Chester, na Inglaterra.

Ela nasceu em Staffordshire e era filha do rei Wulfhere de Mércia (este um cristão, filho do pagão rei Penda de Mércia e Santa Ermenilda, sua esposa e filha do rei Kent. Ela foi uma monja a maior parte de sua vida e foi tutorada pela sua tia-avó Etheldreda (ou Audrey), a primeira abadessa de Ely e ex-rainha de Nortúmbria.

Seu papel foi fundamental na reforma de mosteiros na Inglaterra. Ela mais tarde sucedeu sua mãe Ermenilda, sua avó Seaxburh e sua tia-avó Etheldreda como a quarta abadessa de Ely.

Foi enterrada em Hanbury, em Staffordshire, e suas relíquias foram transferidos mais tarde para Chester, de cujos mosteiro e igreja ela se tornou a grande padroeira. Ela é a última abadessa dali cujo nome é recordado.

O culto a Santa Werburga[editar | editar código-fonte]

No ano 708 o irmão de Werburga, Cenred (ou Coenred, Coinred, Kenred), sucedeu como Rei de Mercia; ele decidiu mover o corpo de sua irmã (Werburga) para dentro da igreja em Hanbury. Seu corpo foi encontrado milagrosamente intacto. Este foi considerado um sinal de favor divino, e seu túmulo tornou-se um objeto de veneração e um centro de peregrinação. Diz-se que seu irmão ficou tão tocado por este milagre que ele decidiu abdicar [do século] e entrar nas ordens sagradas. O santuário de Santa Werburga permaneceu em Hanbury pelos próximos 160 anos aproximadamente, mas, devido à ameaça Viking no século IX, o santuário foi transferido em 875 para a Igreja de São Pedro e São Paulo, que residia no seio da protecção dos Muros da cidade de Chester. A cidade de Chester, por isso, tornou-se o foco para o culto de Santa Werburga. Depois, a Igreja de São Pedro e São Paulo foi re-dedicada à Santa Werburga e Santo Osvaldo por volta do ano 975, quando um mosteiro também foi construído em honra a esses dois santos. Em 1057 Sta. Werburga foi considerada protetora e padroeira da cidade, após milagrosa retirada do rei galês Gruffudd de um cerco da cidade. Quando o mosteiro foi inativado, o santuário foi dividido e as relíquias da santa, dispersas. Os vários restos do santuário que sobreviveram foram coletados juntos em 1876.

A Santa hoje[editar | editar código-fonte]

Santa Werburga continua a ser a padroeira de Chester. Sua festa é em 3 de Fevereiro. Pelo menos 10 igrejas na Inglaterra, e algumas no exterior, são dedicadas a ela.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.