Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Harry Potter and the Half-Blood Prince

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marca britânica da série Harry Potter.
Marca britânica da série Harry Potter.

Harry Potter and the Half-Blood Prince (Brasil: Harry Potter e o Enigma do Príncipe / Portugal: Harry Potter e o Príncipe Misterioso) é um romance de fantasia escrito pela britânica J. K. Rowling, sendo o sexto dos sete volumes da série Harry Potter. Retomando os passos de Harry no mundo bruxo, o jovem, agora em seu sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, prepara-se para a batalha final contra Voldemort, cujo poder aumenta ininterruptamente. Em sessões privadas com o diretor Alvo Dumbledore, Harry vasculha o passado de Voldemort para obter respostas em como destruí-lo.

O livro foi publicado no Reino Unido pela editora Bloomsbury e em outro países anglófonos a 16 de julho de 2005, contando com uma impressão inicial de 10,8 milhões de cópias. Em contrapartida, a editora Rocco publicou-o no Brasil em 26 de novembro do mesmo ano, sob o título Harry Potter e o Enigma do Príncipe, não seguindo a tradução literal do original.

Com críticas predominantemente positivas, a obra alcançou o sucesso comercial e quebrou recordes de vendas, vencendo diversos prêmios literários, o que resultou em uma grande aceitação por parte da indústria literária. Numerosas análises constituídas ao romance giraram em torno da evolução do estilo literário de Rowling, que se distanciou do tom infantil ao qual havia construído seus livros anteriores e enfatizou o cenário sombrio que rege a história. (leia mais...)