Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Tarbosaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tarbosaurus é um gênero de dinossauro tiranossaurídeo que floresceu na Ásia cerca de 70 milhões de anos atrás, no final do período Cretáceo Superior, considerado como contendo uma única conhecida espécie, Tarbosaurus bataar. Fósseis foram recuperados na Mongólia, com restos mais fragmentados encontrados mais longe em partes da China.

Devido às grandes semelhanças entre o Tarbosaurus e o Tyrannosaurus, foi originalmente chamado de Tyrannosaurus bataar, e alguns cientistas ainda consideram esse nome preferível a Tarbosaurus bataar, mas outros defendem que as espécies sejam mantidas em géneros separados por causa de separação geográfica: T. rex viveu na América do Norte, enquanto T. bataar viveu na Ásia, e no período Cretáceo os continentes estavam separados.

Como a maioria dos tiranossaurídeos conhecidos, o Tarbosaurus era um grande predador bípede, medindo aproximadamente 10 metros de comprimento, 3 metros de altura do quadril e pesando até 5 toneladas. Ele tinha um mecanismo de travamento único em sua mandíbula, equipado com cerca de sessenta dentes grandes e os menores membros anteriores em relação ao tamanho do corpo de todos os tiranossaurídeos, famosos por seus membros anteriores desproporcionalmente pequenos e com dois dedos. (leia mais...)