Wikipédia:Concursos/I GP Wikimedia Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Introdução[editar código-fonte]

Temática: Wikipédia Offline[editar código-fonte]

Visando a produção de uma versão offline da Wikipédia a ser distribuída no Brasil, foi lançado um WikiProjeto para discutir e desenvolver os artigos selecionados para compor esta versão. No processo, pelo grande escopo de artigos, importância e necessidade de qualidade, decidiu-se fazer um Grande Prêmio (GP) para envolver mais a comunidade no projeto (veja uma história como tudo começou).

O foco é criar uma versão da Wikipédia offline de boa qualidade, e para tanto os artigos de qualidade 1 e qualidade 2 devem ser melhorados até a qualidade 3, no mínimo. As qualidades dos artigos foram definidas pela avaliação automática de acordo com a escala de avaliação já existente.

Inscrevendo-se[editar código-fonte]

Todos os usuários registrados puderam participar.

A participação foi aberta a equipes de wikipedistas - quem ainda não era um wikipedista, poderia criar uma conta e participar. As equipes deveriam ter no mínimo 2 integrantes (duplas) até no máximo 5 integrantes (quintetos), e foram formadas na subpágina das equipes até o dia 7 de janeiro de 2012 (inclusive), seguindo as instruções lá descritas. Editores podiam optar por fundar novas equipes ou por se inscrever em uma já existente.

Liberação de remessa[editar código-fonte]

A lista de artigos a serem melhorados foi divulgada em /Lista. Esta página relaciona os artigos de qualidade 1 e 2 do projeto Wikipédia Offline.

Selecionando os artigos[editar código-fonte]

Qualquer membro da equipe pode assinar no artigo que se comprometer em melhorar. Para isso, deve assinar na predefinição {{Artigo6}} na lista, conforme o exemplo:

  • {{Artigo6|Artigo|Sua Equipe|Assine aqui}}

Troque por:

  • {{Artigo6|Artigo|Equipe XYZ|~~~~}}

Avaliação diária[editar código-fonte]

Diariamente um bot avalia os artigos modificados no dia anterior e que tenham o mínimo de 12000 bytes. Os artigos melhorados são contabilizados para as respectivas equipes que os reservaram.

Observações
  • Se a equipe por acaso não reservar o artigo que desenvolveu, este apenas será contabilizado caso tenha sido inteiramente melhorado apenas por membros da equipe.
  • Se duas equipes desenvolverem um mesmo artigo, a pontuação irá para a que o assinou na lista primeiro.
  • Se uma equipe assinar em um artigo e ele for eventualmente melhorado por um usuário não-participante do GP, o artigo será contabilizado da mesma forma. Eventuais edições de usuários não participantes do GP em artigos da lista não serão levadas em conta.
  • A equipe pode ficar ao máximo 3 dias com o mesmo artigo sem melhorá-lo ao menos um nível de qualidade. Caso o artigo assinado esteja há 3 dias no mesmo nível de qualidade de quando foi marcado, ele poderá ser remarcado por qualquer outro participante interessado em melhorá-lo. Com isso, recomenda-se não reservar um número elevado de artigos simultaneamente.

Pontuação[editar código-fonte]

A pontuação parcial das equipes pode ser acompanhada aqui.

Fechamento[editar código-fonte]

O concurso será finalizado a partir do dia 8 de março de 2012, após a apuração das edições feitas até o dia 7 de março. Ao fechamento do concurso, haverá a premiação.

Premiação[editar código-fonte]

Meta Prêmio
Conseguir que 10 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais Menção Honrosa Virtual - I GP Wikimedia Brasil
Conseguir que 25 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais Participação bronze (medalha virtual) - I GP Wikimedia Brasil
Conseguir que 35 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais Participação prata (medalha virtual) - I GP Wikimedia Brasil
Conseguir que 50 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais Participação ouro (troféu virtual) - I GP Wikimedia Brasil
Conseguir que 75 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais 5 Kits de Adesivos + Bottons para a equipe
Conseguir que 100 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais 5 Kits de Cadernetas + Chaveiros
Conseguir que 150 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais 5 Pendrives para a equipe
Conseguir que 180 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais 5 Camisas para a equipe
Conseguir que 220 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais 5 Mochilas para a equipe
Conseguir que 250 artigos de qualidade 1 ou 2, cheguem à qualidade 3 ou mais 5 Moletons para a equipe
Carregar 25 imagens livres de alta qualidade, para qualquer um dos 5000 artigos listados 5 botons da Wikimedia Commons para cada membro da equipe
Carregar 50 imagens livres de alta qualidade, para qualquer um dos 5000 artigos listados 5 imagens impressas em alta qualidade em tamanho A2 de qualquer imagem do Commons

Observações[editar código-fonte]

  • Os prêmios escritos em fundo comum são virtuais não-acumulativos
  • Todos os prêmios azuis (a partir do troféu virtual) são acumulativos, ou seja, se chegar nos 250 artigos melhorados, ganhará todos prêmios anteriores em azul.
  • Os prêmios de imagens (em amarelo) são acumulativos.

Fases do concurso[editar código-fonte]

1. Inscrição
2 de dezembro de 2011 a 7 de janeiro de 2012 Feito

Formação das equipes e inscrição na lista de equipes. As equipes podem ter de 2 a 5 participantes. Equipes que conseguirem recrutar novatos terão pontuação-bônus.

2. Listagem
7 de janeiro de 2012 Feito

Liberação da lista de artigos, formada pelos artigos do projeto Wikipédia Offline de qualidade 1 e qualidade 2.

3. Trabalho
8 de janeiro de 2012 - 30 de março de 2012 Feito

As equipes irão trabalhar nos artigos para desenvolvê-los, com foco em aumentar a qualidade para no mínimo qualidade 3 (de acordo com os critérios para avaliação), podendo ter uma qualidade maior.

Nessa fase, um robô analisará periodicamente os artigos para fazer uma avaliação automática e assim acompanhar a evolução dos trabalhos.

4. Avaliação
31 de janeiro de 2012 - em breve Em processo

A avaliação da qualidade dos artigos será feita através da avaliação automática. Usuários que discordarem da avaliação de algum artigo poderão incluir o artigo em Reavaliação, para que a página seja avaliada manualmente por um usuário que não é membro da equipe que trabalhou no artigo.

5. Encerramento
em breve

Contabilização da pontuação de cada equipe, anúncio dos resultados, entrega de prêmios.

Papel dos participantes[editar código-fonte]

  1. Na fase de inscrição: Formar equipes de trabalho, inscrevendo a equipe no concurso ao listar os membros na página /Equipes
  2. Na fase de distribuição de artigos: selecionar os artigos que a equipe deseja trabalhar
  3. Na fase de trabalho: desenvolver os artigos
  4. Na fase de avaliação: incluir o link da última versão válida (a última versão antes do prazo final) junto a cada artigo do seu pacote. Após o anúncio das qualidades, caso alguém discorde da avaliação de um artigo da sua equipe, poderá pedir a reavaliação na página Reavaliação.
  5. Na fase de encerramento: comemorar os resultados alcançados

Coordenadores[editar código-fonte]

A coordenação do GP será feita pela Wikimedia Brasil, que por sua vez é aberta à participação de qualquer voluntário.

Funções dos coordenadores[editar código-fonte]

  1. Gerais
    1. Zelar pelo cumprimento das regras do concurso.
    2. Esclarecer as dúvidas dos participantes.
    3. Decidir sobre questões não presentes nas regras e instruções.
  2. Específicas
    1. Criar e manter as páginas relativas ao GP.
    2. Separar os artigos da lista que será usada na Wikipédia Offline em pacotes de quantidade e qualidade similares entre si.
    3. Conferir a evolução dos artigos selecionados pelas equipes dentro do prazo.
    4. Apurar a pontuação das equipes anunciando os vencedores.

Regras de Avaliação[editar código-fonte]

  1. Será avaliada a versão mais recente de cada artigo anterior às 23h59 (UTC) de 7 de março de 2012.
  2. A avaliação dos artigos será feita principalmente através da avaliação automática. Caso algum participante discorde da avaliação feita, ele deverá incluir o artigo nessa lista para que o artigo seja avaliado manualmente por algum editor de outra equipe.
    1. Não é permitido avaliar os artigos marcados por sua própria equipe.

Critérios para avaliação[editar código-fonte]

Avaliação automática[editar código-fonte]

Avaliação humana[editar código-fonte]

Nível de qualidade Critérios de classificação Para o leitor Para o editor Exemplos de artigos
Reservado exclusivamente aos artigos destacados O artigo possui todas as seções completas e bastante informativas: imagens (no mínimo, uma na caixa de informação ou junto à introdução), o conteúdo abrangente, objetivo, específico, muito bem escrito e formatado. O artigo atende todos os critérios de qualidade estabelecidos em regra. Necessita apenas de manutenção, como inserção de interwikis ou adição de material que, porventura, possa surgir. Ginástica artística ·
Palladianismo ·
Shawn Johnson
Reservado exclusivamente aos artigos bons Artigo estável, ótima fonte de referência para pesquisas. Possui uma regularidade nas informações, dispostas em seções bem definidas, e com referências de alta qualidade, formatadas ou não, que geram confiabilidade das informações. Pode ou não ainda conter imagens. O artigo atende todos os critérios de qualidade estabelecidos em regra. Não há necessidade de edições constantes, a menos que novas informações sejam publicadas e/ou encontradas para a atualização do mesmo. Ampliação de conteúdo ainda é possível. Joseph Henry Blackburne ·
Guerra Anglo-Zanzibari
Reservado aos artigos desenvolvidos. Muito útil aos leitores em geral, por possuírem um relativo grau de plenitude. Necessita de pequenas edições, geralmente por pessoas com conhecimentos mais especializados, para garantir veracidade e confiabilidade nas informações presentes. Ajustes de layout e revisões gramaticais podem se fazer necessárias. Ampliação de conteúdo ainda é facilmente possível. Nellie Kim · Solo (ginástica)
Reservado aos artigos pouco desenvolvidos. A leitura das seções primordiais é básica, pois leitores mais especializados não o utilizarão como fonte de pesquisa devido a, porventura, precariedade das referências e conteúdo insuficiente, apesar de transmitir maiores informações e especificidades. Uma ampliação considerável é ainda necessária, melhorar a wikificação, a referenciação, a escrita e, se possível, adicionar imagem(ns). Retirar a predefinição de esboço, se ainda presente. Mitsuo Tsukahara · Cifra (música)
Reservados aos artigos extensos não referenciados.
Reservado aos esboços referenciados.
Pouco útil, alguns encontram o que procuram, outros não. A leitura dos esboços apresenta-se incompleta, mas elucidativa e compacta de uma forma geral. Edição substancial é necessária e muitas informações devem ser adicionadas ou referenciadas. Pode apresentar a ausência de caixa de informação e certos moldes de wikificação, que não os básicos, como categoria. Para os artigos extensos, providenciar referências. Zoltán Magyar ·
Hot Wheels AcceleRacers
Reservado aos artigos esboçados não referenciados.
Reservado aos artigos mínimos.
Baixo nível de pesquisa, inclusive no que toca os afluentes. Pode servir apenas para familiarização superficial com um tema totalmente desconhecido. Necessita de uma completa revisão, adição de material e referenciação. Verificar a existência de imagens no Commons ou em Wikipédias de outras línguas. Buscar por interwikis e categorizar o artigo ou então, especificar essa categorização. Bola (ginástica) · Căiuţi ·
Becky Downie
Reservado aos artigos cuja qualidade ainda não foi avaliada.
Reservado aos artigos antigos ainda não incorporados a projetos.
Pouco ou nada familiariza o leitor comum ao tema apresentado. De uma forma geral, sua verificação não se faz possível. Contudo, existem casos de artigos bem desenvolvidos e referenciados não qualificados. Qualquer edição com adição de material, principalmente que fiabilize o conteúdo, é bem-vinda e necessária. Classificar de acordo com a escala acima, inclusive os artigos que, porventura, estiverem razoavelmente ou bem desenvolvidos. Madonna · Bola · Crenologia


Bônus
  • Diversidade de gênero: prêmios extras, na forma de brindes especiais, serão concedidos para equipes que estimulem a participação feminina, a critério da organização e sem prejuízo ou impacto na avaliação do concurso.

Outras dúvidas colocadas por usuários encontram-se esclarecidas na página de discussão.