Wikipédia:Humor/Como resolver disputas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É muito fácil entrar numa disputa online, em especial na Wikipédia. Ao editar, você pisa nas palavras de outros usuários. Não tem vergonha? Acha bem andar aí a mudar o que os outros escrevem? Nunca ouviu falar em consenso? Ainda se admira que andem a chamar-lhe nomes feios, a si e à senhora sua mãe?

Claro que isto leva à existência de problemas entre usuários. Mas na realidade, embora toda a gente goste de uma boa flamewar, há por aí uns fulanos que acham que se devem resolver tais problemas. A melhor forma de o fazer é, claro, à batatada.

As pessoas em geral protegem o que editam. Como resultado, egos podem ser feridos facilmente numa edição. Como você poderá já ter notado, a resposta é invariavelmente uma lamúria. Existem diversas formas de dar espaço aos queixinhas e chatos que insistem em fazer tudo à maneira deles.

Primeiros passos[editar código-fonte]

A melhor maneira de resolver uma disputa é à porrada. Infelizmente, tal não é possível num meio online (talvez quando a Wikipédia for um MMORPG...), pelo que se descrevem abaixo os meios mais utilizados.

  • Quando alguém fizer uma edição que você considera preconceituosa ou imprecisa, reverta. Pelo menos é o que diz o guia de edição... Óbvio que você é o dono da verdade absoluta (principalmente se for um perigoso ditador comunista administrador), por isso, reverta até à morte!!
  • Se você encontrar uma conduta rude ou inapropriada, responda na mesma moeda. Não vai deixar uma ofensa por responder, pois não? Não ignore o desgraçado que o ofendeu, ou ele vai achar que ganhou!
  • Se você entrar em conflito com um administrador, arrume as malas - a sua vida está perdida, as suas edições serão constantemente monitorizadas e revertidas pela panela vigente. Tenha o resto de uma boa vida!

Processos de resolução de disputas[editar código-fonte]

Bem, reverter até a morte não resolveu o problema? Um administrador (essa corja...) protegeu a página? Bloqueou-o por umas horas? (Claro, esses ditadores...) Não se preocupe! A Wikipédia tem quatro processos de resolução de disputas ao seu dispor. Consulte a imagem ao lado para uma referência rápida.

Opinião de terceiro[editar código-fonte]

A opinião de terceiro consiste em chamar um amigo, usando a página de discussão dele mas também, e mais vulgarmente, pelo MSN ou por e-mail, para ir dar uma opinião (favorável a si, claro) sobre a disputa. É o clássico "consenso do dois contra um". Pode haver uma opinião de quarto, de quinto, de sexto, etc, até haver gente suficiente a dizer ao outro burro "Você está errado".

Este processo só funciona devidamente se você acumular suficientes amizades na Wikipédia. Comece desde já a lamber umas botas; mais vale prevenir...

Mediação informal[editar código-fonte]

A mediação informal é um nome pomposo para anunciar aos quatro ventos que tem um problema com outro usuário. Consiste em declarar solenemente sua queixinha, na linha dos desesperados e nos pedidos a tiranos uma lenga-lenga incompreensível e quilométrica sobre a incapacidade mental do seu rival. Não cole a sua lamúria só num sítio, mais vale atacar em todas as frentes: quanto mais gente chatear, melhor.

Uma forma particularmente refinada de descentralizar uma mediação é enviar as queixinhas para os e-mails de vários usuários. Mais descentralizado que isto é impossível!

Mediação de conflitos[editar código-fonte]

A mediação de conflitos é outro nome pomposo para um sistema que no fundo é uma combinação dos dois anteriores. Você escreve a lamúria num sítio só (o que é uma grande desvantagem do sistema, mas enfim...) e depois pede a um amigo que faça a mediação da disputa. É novamente o "dois contra um", mas em que o amigo é um "mediador oficial", dando mais peso às suas queixinhas e uma aparência óptima de tribunal (você fica tão lindo nesse papel de vítima, não acha?). Mais uma vez, lamber umas botas desde já não seria má ideia...

Sanção de insultos[editar código-fonte]

Pois é. Apesar dos seus heróicos esforços, o outro palhaço continua em desacordo consigo, e nem o lançamento de impropérios contra a senhora mãe dele resulta. Não se preocupe, há um último passo: a sanção de insultos! Sinta-se ofendido, ultrajado e humilhado no seu orgulho e honra por qualquer coisa que o seu rival diga; faça então uma exposição à comunidade e condene o desgraçado ao cadafalso por pelo menos uns meses.

Não se esqueça de desclassificar o membro da panela

O dito cujo é administrador? E você tem coragem para fazer frente à panela? Não se esqueça de propôr a desnomeação do tirano. Claro que a panela não vai deixar que a desnomeação seja feita, mas sempre fica o registo.