Wikipédia:Outreach Dashboard/UERJ/Wikidesign: métodos de pesquisa em história do design para a Wikipédia/Eventos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Página inicialSala de aulaEventosMetodologiaIdentificaçãoTutoriais

Categoria Mulheres Designers[editar código-fonte]

Womanpower_logo

No dia 8 de março de 2024, o WikiDesign criou a categoria Mulheres Designers na Wikipedia e incluiu nela mais de 80 artigos da Wikipedia em português, deixando mais fácil encontrar e pesquisar sobre as mulheres no design.

Confira a categoria em https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Mulheres_designers

Wiki Encontro Lapa-RJ 2023[editar código-fonte]

Roteiro do passeio fotográfico pela Lapa, no Rio de Janeiro.

Em parceria com a disciplina de Teoria e Técnica da Imagem 1 da Escola Superior de Desenho Industrial, essa caminhada teve como objetivo fotografar monumentos nas proximidades da Cinelândia e adicioná-las ao WikiCommons. O evento aconteceu dia 16 de novembro de 2023 e contou com a presença de mais de 20 alunos, que fizeram os registros fotográficos de 8:00 às 11:00 da manhã e depois, com o auxílio da facilitadora Juliana Cunha Oliveira, subiram as fotos no WikiCommons.

Comissão organizadora[editar código-fonte]

Participantes[editar código-fonte]

Resultados: Categorias melhoradas no WikiCommons[editar código-fonte]

Imagens adicionadas[editar código-fonte]

Imagens do evento[editar código-fonte]

Para conferir todas as fotos do evento, acesse a categoria https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Wiki_Encontro_Lapa-RJ

Primeira Ilustratona Wikidesign para Wikipédia e WikiCommons 2023[editar código-fonte]


Imagem promocional da 1ª Ilustratona Wikidesign para a Wikipedia e WikiCommons

No dia 20 de outubro de 2023 foi realizada a 1ª Ilustratona Wikidesign para a Wikipedia e WikiCommons na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) cujo objetivo foi incrementar o banco de imagens da Wikipedia a partir de ilustrações feitas pelos participantes. O foco da Ilustratona estava voltado para a adição de conteúdo imagético em verbetes relacionados a design que tinham poucas ou nenhuma imagem, ou seja, fizemos uma pesquisa prévia de artigos que poderiam ser visualmente incrementados e os apresentamos para os ilustradores escolherem qual queriam editar. Fornecemos também imagens de referência para sugerir e facilitar o trabalho dos participantes - ainda assim, demos liberdade para eles ilustrarem qualquer verbete que quisessem, mas de preferência um que fosse coerente com o tema do evento.

Comissão organizadora[editar código-fonte]

Participantes[editar código-fonte]

Resultados[editar código-fonte]

Verbetes melhorados[editar código-fonte]

Ilustrações criadas[editar código-fonte]

Imagens do evento[editar código-fonte]

Para conferir todas as ilustrações criadas e todas as fotos do evento, acesse a categoria https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:1ª_Ilustratona_Wikidesign_para_a_Wikipédia

Primeira Maratona de Edição + design + LGBTIA+ na Wikipédia 2022[editar código-fonte]


Imagem promocional da Primeira Maratona de Edição + design + mulheres + LGBTIA + na Wikipédia
Imagem promocional da Primeira Maratona de Edição + design + mulheres + LGBTIA + na Wikipédia
A maratona de edição + design + mulheres + LGBTIA + é um encontro presencial que aconteceu no dia 26 de novembro de 2022 no campus da ESDI/UERJ no Rio de Janeiro. Este evento fez parte do projeto de extensão universitário WikiDesign que objetiva o incentivo à pesquisa científica entre alunos e alunas de graduação e o público em geral, com o intuito de melhorar e incrementar os conteúdos sobre design e história do design na Wikipédia a partir de uma abordagem que busca a equidade de gênero e a promoção da diversidade LGBTIA+, tanto em novos artigos quanto no incentivo à participação de editores novatos nas plataformas Wikimedia, como a Wikipédia.

A Wikipédia lusófona ainda é muito tímida no que tange conteúdos sobre design e história do design, especialmente quando se trata de uma perspectiva de gênero. Na categoria design, existem 75 artigos relacionados ao tema, enquanto que na Wikipédia em Inglês são 228 artigos. Além disso, quando analisados por uma perspectiva de gênero, as desigualdades são gritantes: das 47 pessoas que estão inseridas na categoria Designers do Brasil, somente 13 são mulheres. Já na categoria Designers gráficos do Brasil, as mulheres representam apenas 4 itens, das 40 entradas que fazem parte da categoria.

No dia do evento, houve também uma oficina de edição voltada para os participantes que ainda não sabiam editar na Wikipédia, além da discussão de diversas questões importantes, como a linguagem, a verificabilidade e a pesquisa científica em ambientes digitais. Esta atividade buscou reunir editores antigos ou novos nos projetos Wikimedia, que se identificassem ou simpatizassem com a temática trabalhada, estudantes, professores, pesquisadores, ativistas, e muito mais. Além de contribuir para a redução e preenchimento das lacunas nos assuntos relacionados às pessoas e ao movimento LGBTIA+ e a história do design, participantes receberam uma linda caneca personalizada, como lembrança de sua contribuição no evento. Atividade com certificado de extensão.

Comissão Organizadora[editar código-fonte]

Verbetes melhorados[editar código-fonte]

Verbetes criados[editar código-fonte]

Imagens do evento[editar código-fonte]