Windows Genuine Advantage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Windows Genuine Advantage
Desenvolvedor Microsoft
Versão estável 1.9.42.0 (26 de junho de 2009)
Sistema operacional Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows Server 2008 R2
Gênero(s) Validação de Software
Licença Proprietária
Página oficial Microsoft.com/genuine

O Windows Genuine Advantage (WGA), em tradução - Vantagens do Windows Original - , é um sistema anti-pirataria desenvolvido pela Microsoft junto com o "MPA" para verificar se a cópia do sistema operacional Windows instalada no computador do usuário é original ou não.

É identificado por uma mensagem que aparece toda vez que o usuário liga o computador logo após a tela "Bem Vindo" do Windows e por uma estrela azul perto do relógio do Windows.

Se o programa relatar que o Windows do Usuário não for original, ele restringe o acesso a updates e upgrades de programas da empresa, tais como o Windows Media Player 11, Windows Defender entre outros que também requerem a validação.Tal sistema só poderá receber as Atualizações Críticas de Segurança.

Características[editar | editar código-fonte]

A validação WGA é um processo que valida a atual instalação do Windows e sua chave de licença junto com o hardware envolvidos. É acessível por qualquer um programa autônomo, ou como um controle ActiveX no Internet Explorer, o último dos quais é relevante para qualquer tentativa de acesso Microsoft atualizações através do seu navegador. Ele inclui os seguintes passos:

Após a sua primeira visita ao Windows Update ou Microsoft Update, os usuários recebem uma mensagem obrigando-os a validar sua cópia do Windows pelo download de um controle ActiveX que verifica a autenticidade do seu software Windows. Caso seja bem sucedido na validação do Windows, que armazena uma licença especial arquivo no PC para uma futura verificação. Após a validação bem sucedida, a atualização regular download pode continuar. Se uma instância do Windows não parece ter uma licença válida, WGA exibe um aviso específico para o usuário e não evita atualizações críticas de ser descarregado da Microsoft.

O controle ActiveX é descarregado na primeira validação e quando uma nova versão está disponível, mas a própria validação pode ser feita a qualquer momento o usuário se conecta a um site Microsoft para atualizar.

No Windows Vista, WGA quando falha na validação tem um impacto maior. Além de notificação e persistente da desativação de não atualizações críticas, WGA também desabilita Aero Windows, Windows Defender, e ReadyBoost. O usuário é dado um período de carência em que, em seguida, passam a validação, depois que a maioria do sistema operacional Windows está desativado e retorna ao modo de funcionalidade reduzida, que foi removida no Service Pack 1 do Windows Vista, juntamente com o seu verdadeiro estado de não - Favor dos avisos proeminentes em sistemas não encontrado para ser verdadeira.

Instalação[editar | editar código-fonte]

Se o seu Computador estiver com as Atualizações Automáticas ativadas, ele é baixado dos servidores da Microsoft e se instala automaticamente como qualquer atualização. Depois da Instalação, o computador precisa ser reiniciado. Então logo após a tela "Bem Vindo" do Windows o Windows Genuine Advantage entra em ação.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O processo é muito simples. O WGA verifica se a sua chave de registro (a chamada CD-Key) é uma das que estão registradas nos servidores da Microsoft.

Ao comprar um computador com Windows pré-instalado legalmente em uma loja ou departamento do gênero, o mesmo virá com uma etiqueta colada em sua lateral, denominada COA - acrônimo para Certificado de Autenticidade. Nela está escrita a Chave de Registro/CD-Key de 25 caracteres e o modelo do seu computador.

Ao ser reiniciado após a instalação, o WGA conecta-se aos servidores da Microsoft para verificar se sua Cd-Key se encontra cadastrada no mesmo ou se ela já é usada por outro computador, tornando ambos piratas. Ele funciona unido ao Windows, ou seja, usou o Windows, usou o WGA. Já houve casos em que pessoas usando o Windows original tiveram problemas com o WGA porque o mesmo alegava que seus sistemas não eram originais.

Quando um usuário cancela a instalação WGA, dados do computador são enviados (sem aviso) para a Microsoft.

Dados recolhidos[editar | editar código-fonte]

Windows Genuine Advantage recolhe os seguintes componentes

  • Computador marca e modelo
  • BIOS checksum.
  • Endereço MAC.
  • Um número exclusivo atribuído ao seu computador pelas ferramentas (Globally Unique Identifier ou GUID)
  • Disco rígido número de série.
  • Região e configurações de idioma do sistema operacional.
  • Versão do sistema operacional.
  • PC BIOS informações (marca, versão, data).
  • PC fabricante.
  • Usuário local configuração.
  • Validação e instalação resultados.
  • Windows ou Office produto-chave.
  • Windows XP produto ID.

A Mensagem de identificação[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software. Cquote2.svg

A mensagem, que aparece na inicialização do computador do usuário rodando o sistema, leva a uma janela que adverte: "Clique em Obter Original agora para receber mais informações e solucionar esse problema". Ao clicar na janela, o usuário do Windows não-original é levado a uma página da Microsoft e convidado a comprar uma versão legalizada do programa.

Depois de reinicializado o computador, seu ícone - uma estrela azul, localizada no canto direito perto do relógio - se mantém ativado para a verificação contínua. "Para desabilitar o programa, basta abrir a ferramenta de notificações que se encontra na barra de ferramentas do Windows", explica a Microsoft.

Validar Windows Pirata como Original[editar | editar código-fonte]

Há alguns "truques" que permitem validar um Windows Pirata, fazendo com que o mesmo seja reconhecido como original pelo Genuine Advantage. Desta maneira, o WGA acaba permitindo a instalação de atualizações disponibilizadas no Microsoft Update, entre outras vantagens.

Esses truques são considerados ilegais pela Microsoft; porém vários sites disponibilizam maneiras de realizar esta validação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Microsoft
Reportagens
Remoção
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.