Xenon (processador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde setembro de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Xenon é a unidade central de processamento usada no console de jogos Xbox 360 da Microsoft. O processador, internamente com o codinome "Waternoose", que foi nomeado após Henry J. Waternoose III em Monstros SA(filme) pela IBM e XCPU pela Microsoft , é baseado no IBM PowerPC arquitetura do conjunto de instrução , que consiste em três núcleos independentes de processador em um único die. Esses núcleos são versões ligeiramente modificadas do PPE no processador Cell usado no PlayStation 3 .Cada núcleo tem dois segmentos de hardware simétricas ( SMT ), para um total de seis segmentos de hardware disponíveis para jogos. Cada núcleo individual também inclui 32 KiB de cache L1 de instruções e 32 KiB de cache L1 de dados.

Os processadores são rotulados como "XCPU" na embalagem e são fabricados pela Chartered (agora parte da GlobalFoundries ). Chartered reduziu o processo de fabricação em 2007 para 65 nm , reduzindo assim os custos de produção para a Microsoft.

O nome "Xenon" foi reaproveitado a partir do nome de código para o Xbox 360 no início do desenvolvimento.

Especificações[editar | editar código-fonte]

De acordo com dados da IBM:[1]

  • Três núcleos simétricos em execução com 3,2 GHz cada
  • Duas operações de hardware por núcleo; seis operações de hardware no total
  • Uma unidade de vetor VMX-256 por núcleo; três no total
  • 256 registros VMX-128 por thread de hardware
  • Cache L2 de 1 MB

XCGPU[editar | editar código-fonte]

O Xbox 360 introduziu o XCGPU, que integra a CPU Xenon e a GPU Xenos para o mesmo dado, e o eDRAM no mesmo pacote. O XCGPU segue a tendência começou com o GS + EE integrado no PlayStation 2 Slimline , combinando CPU, GPU, controladores de memória e IO em um chip de custo reduzido única. Também contém um "front side bus bloco de substituição" que liga o CPU e GPU internamente no exatamente da mesma maneira como o front side bus teria feito quando a CPU e GPU eram chips separados, para que o XCGPU não alterar o hardware características do Xbox 360.

XCGPU contém 372 milhões de transistores e é fabricado pela empresa Advanced Technology Investment e AMD 's GlobalFoundries em um processo de 45 nm. Em comparação com o original chipset no Xbox 360 os requisitos de energia combinados são reduzidas em 60% e a área física de chips em 50%.

Referências