Yabroud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yabrud)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Yabroud ou Yabrud (يبرود) é uma cidade da Síria situada a 80 km ao norte da capital, Damasco, tem cerca de 50 mil habitantes e está situada a 1550 m de altitude.

Economia[editar | editar código-fonte]

Além do comércio, a avicultura é a principal fonte de renda. A cidade se destaca na região pelo importante centro de comércio, e por um desenvolvimento acelerado.

Imigrantes[editar | editar código-fonte]

Sua importância para a sociedade latino americana deriva do grande número de imigrantes árabes, aldeões nascidos no entorno dessa cidade, que um dia, vieram a se estabelecer nesse e outros países da América.


Durante o início do século XX (1910 a 1930) milhares de árabes, eram perseguidos pelos turcos, o quer os levou a migrar dessas cidades para os centros urbanos mais importantes do Sudeste Brasileiro.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria; e sua longevidade se deve ao fato de ser escrito e falado pelos aldeões cristãos que durante milênios habitavam as cidades ao norte de Damasco, capital da Síria, entre elas reconhecidamente os vilarejos de Maalula e Yabrud, esse último "onde Jesus Cristo hospedou-se por 3 dias"[1]

Guerra Civil Síria[editar | editar código-fonte]

A cidade foi tomada por rebeldes durante a Guerra Civil Síria e retomada no dia 15 de março de 2013.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Aramaico
  2. Exército sírio toma o controle da cidade rebelde de Yabrud