Yingluck Shinawatra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yingluck Shinawatra
Yingluck Shinawatra
Primeira-ministra da  Tailândia
Período de governo 5 de agosto de 20117 de maio de 2014
Antecessor(a) Abhisit Vejjajiva
Sucessor(a) Niwatthamrong Boonsongpaisan (interino)
Vida
Nascimento 21 de Junho de 1967 (47 anos)
San Kamphaeng, Chiang Mai, Tailândia
Dados pessoais
Cônjuge Anusorn Amornchat
Partido Pheu Thai
Profissão empresária e política

Yingluck Shinawatra (San Kamphaeng, 21 de junho de 1967) é uma política tailandesa. Ex-empresária, assumiu o cargo de primeira-ministra da Tailândia no dia 5 de agosto de 2011, sendo a primeira mulher do país a ocupar este cargo.[1] Foi forçada a renunciar em maio de 2014 por decisão da corte suprema do país, que a condenou por abuso de poder.[2] Quinze dias depois, foi presa pelo Exército[3] , que derrubou o governo provisório e deu um golpe de estado no país.[4]

Nascida na província de Chiang Mai, em uma família rica de ascendência chinesa,[5] Yingluck Shinawatra foi diplomada como bacharel de na Universidade de Chiang Mai, fazendo seu mestrado na Universidade Estadual de Kentucky, ambos cursos na administração pública.[6] Ela se tornou uma executiva nas empresas fundadas por seu irmão mais velho, Thaksin Shinawatra, e mais tarde tornou-se a presidente do promotor imobiliário SC Asset e diretora-gerente da Advanced Info Service. Enquanto isso, seu irmão Thaksin tornou-se primeiro-ministro, foi derrubado por um golpe militar, e foi para o exílio auto-imposto depois que um tribunal o condenou por abuso de poder e corrupção.

Em maio de 2011, o Partido Pheu Thai, que mantém laços estreitos com Thaksin, nomeou Yingluck como sua candidata a primeiro-ministro nas eleições gerais de 2011.[7] [8] Pheu Thai Ela fez campanha em uma plataforma de reconciliação nacional, com discursos de erradicação da pobreza e redução de imposto de renda da pessoa jurídica, mas o Partido Democrático alegou que ela agiria no interesse de seu irmão exilado. O Partido tailandês Pheu obteve uma vitória esmagadora, ganhando 265 assentos nas 500 cadeiras na Câmara de Representantes da Tailândia. Foi a segunda vez na história política tailandesa que um único partido obteve uma maioria parlamentar.

Referências

  1. G1 (5 de agosto de 2011). Tailândia elege primeira premiê mulher do país (em português) Reuters. Visitado em 05/08/2011.
  2. Corte da Tailândia ordena saída de primeira-ministra do poder, O Estado de S. Paulo
  3. Após se apresentar ao exército, ex-premiê da Tailândia é presa, G1
  4. Entenda a crise na Tailândia, G1
  5. Enciclopedya Britannica. Yingluck Shinawatra (em inglês) Encyclopedya Britannica. Visitado em 10 de dezembro de 2013.
  6. Yingluck to be 'clone' of ex-PM brother (em inglês) The China Post. Visitado em 10 de dezembro de 2013.
  7. Sister of Fugitive Ex-Premier Thaksin Chosen as Leader of Opposition Party (em inglês) Bloomberg. Visitado em 10 de dezembro de 2013.
  8. New Thai Candidacy (em inglês) The Wall Street Journal. Visitado em 10 de dezembro de 2013.
Precedido por
Abhisit Vejjajiva
Primeira-ministra da Tailândia
2011 - presente
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.